No dia 13 de setembro, Manex Silva disputou o Campeonato Espanhol de Rollerski em Candanchu. O brasileiro foi o 3° colocado na prova de Sprint, ficando com a medalha de bronze.
Na prova classificatória, realizada no mesmo dia, Manex foi o 6° colocado com um tempo de 2min57s49, somando 235.66 pontos FIS.
Em seguida, o esquiador brasileiro conquistou o terceiro lugar geral, mesmo após largadas difíceis. O vencedor da prova foi Jaume Pueyo, seguido por Peio Anarbe Siguenza, em segundo, com Manex Silva fechando o pódio na terceira colocação.
“Bem, a verdade é que estou bastante satisfeito com o resultado que alcancei ontem na corrida do Campeonato Espanhol de Rollerski. O dia começou com um contratempo, pois 10 minutos antes da largada, houve um incidente com um menino, e a ambulância teve que levá-lo ao hospital, então a largada foi adiada. Isso me tirou do meu modo competitivo mentalmente, e acho que me prejudicou na hora do teste classificatório. No primeiro sprint, não me senti muito bem; não me senti muito ativo. Mas depois, nas eliminatórias — nas quartas de final, semifinais e final — me senti muito melhor. Na final, não tive uma largada tão boa quanto gostaria, então meu posicionamento no começo não foi muito bom. Por isso, tive que me esforçar mais do que deveria para tentar ultrapassar meus rivais. Mesmo asim, consegui ultrapassar dois deles e terminar em terceiro lugar. Estou muito feliz porque minha condição física é boa e porque consegui manter um bom rendimento ainda na final”, disse Manex Silva sobre sua participação no Campeonato Espanhol de Rollerski
Leia também: