Nesta segunda-feira (27), a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou a Cerimônia de Encerramento da temporada 2023/24. O tradicional evento anual da entidade reuniu atletas, entusiastas e patrocinadores dos esportes na neve do Brasil em São Paulo (SP).

Highlights da temporada 2023/24

A temporada 2023/24 foi uma temporada de conquistas e ótimos números para a CBDN e seus atletas dentro e fora das pistas.

No principal evento esportivo da temporada, os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, o Brasil conquistou resultados históricos. Começando pela medalha inédita para o Brasil, com Zion Bethonico ficando com o bronze no Snowboard Cross em Gangwon, na Coreia do Sul.

Além disso, o Brasil teve sua maior delegação de neve da história do YOG com 8 atletas, bateu o recorde de esportes classificados com 4 (Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country e Biathlon) e também o recorde de starts, com 17 no total.

“Esse foi um ano histórico para o Brasil! Resultados inéditos, recordes em todas as modalidades, maior número de eventos e competidores da história. O principal evento e maior destaque da temporada foram os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Gangwon, Coréia do Sul, onde o Brasil alcançou conquistou a histórica primeira medalha em um evento Olímpico de Inverno, com o Bronze de Zion Bethonico no Snowboard Cross”, comentou Anders Pettersson, presidente da CBDN.

Anders Pettersson, presidente da CBDN, ao lado do medalhista do YOG, Zion Bethonico.

No Para Ski Cross Country, Cristian Ribera conquistou 5 medalhas na Copa do Mundo da modalidade, incluindo a primeira medalha de ouro de sua carreira conquistada em Toblach.

Cristian Ribera na Cerimônia de Encerramento da Temporada 2023/24.

Outro marco histórico para o Brasil nessa temporada de neve foram as participações de Elena Souza e Guilherme Rocha na Copa do Mundo de Para Biathlon em Martell, na Itália, sendo as primeiras provas da modalidade disputadas por brasileiros na história!

“Não podemos deixar de destacar também a incrível campanha da equipe Paralímpica do Brasil, que ano após ano conquista resultados inéditos e incríveis.”, complementou Pettersson.

Esses e outros atletas que levaram o nome do Brasil as competições internacionais foram homenageados na Cerimônia de Encerramento da temporada 2023/24.

Confira os principais números do esporte na neve brasileiro na temporada!

  • 902 starts na temporada ao redor do mundo;
  • 381 provas disputadas por brasileiros;
  • 200 provas organizadas pela CBDN com a participação de 517 atletas de 37 países diferentes;
  • 96 medalhistas em provas oficiais;
  • 208 medalhistas no total;
  • 76 atletas representando o Brasil no exterior;
  • 106 personal bests por 40 atletas diferentes;
  • 12 recordes nacionais, totalizando 14 quebras;
  • 26 lideranças em rankings latinoamericanos;
  • 15 resultados Top 30 em Copas do Mundo de atletas com menos de 20 anos;

Premiações da noite

Entre os principais prêmios da temporada destaca-se o prêmio de Atleta da Temporada vencido por Zion Bethonico em uma disputa acirrada com Cristian Ribera e Aline Rocha. Zion foi o grande premiado da noite, tendo vencido a categoria de Atleta da Temporada e Atleta do Ano, além de receber uma homenagem especial pelo resultado alcançado nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Os atletas que realizaram feitos inédito para o país receberam homenagens especiais, foram eles: Zion Bethonico, Cristian Ribera, Aline Rocha, Augustinho Teixeira, Guilherme Rocha, Wesley dos Santos e Elena Souza.

A Cerimônia marcou também a homenagem de parceiros e patrocinadores que apoiaram incansavelmente os esportes de neve ao longo da temporada como o Comitê Olímpico do Brasil, o Comitê Paralímpico Brasileiro, o ex-presidente da CBDN Sr. Stefano Arnhold, a Chocolates De Mendes, a Ski Brasil, o NAR – Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo, Castro Barros Advogados, Club Med, Snowland, Instituto, e a Profa. Dra. Mey Van Munster.

Foram premiados ainda todos os campeões brasileiros, os campeões do Brazil Challenge Week 2024 e os Campeões do Circuito Brasileiro de Rollerski, além dos atletas do ano, destaques do ano e revelações do ano.

Veja todas as premiações na Revista da Cerimônia

Leia mais:

CBDN realiza a Cerimônia de Encerramento da temporada 2022/23