As opções no mercado são muitas. Veja algumas dicas para escolher o seguro mais adequado

 

Seguro de viagem é um item de extrema importância no check-list para qualquer viagem. Para as viagens de neve, este se torna um item ainda mais essencial! Mas como saber qual a melhor escolha entre as opções oferecidas no mercado? O seguro do cartão de crédito é o suficiente? O seguro saúde vale? O seguro oferecido na compra da passagem é o ideal?

Todo cuidado é pouco na hora de escolher seu seguro. Existe uma série de opções no mercado nacional, mas poucas apresentam cobertura adequada a uma viagem para a neve. Felizmente, o órgão regulador de seguros no Brasil, a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, permite que quando “…a cobertura de riscos no exterior em que o segurado seja pessoa natural residente no País, para o qual a vigência do seguro contratado se restrinja, exclusivamente, ao período em que o segurado se encontrar no exterior;” se contrate seguros estrangeiros.
Ou seja, sempre que você viaja para fora do país para esquiar ou andar de snowboard, você pode escolher seu seguro entre opções vendidas no Brasil e no exterior.

Vamos te dar algumas dicas para você avaliar melhor que seguro comprar:

  • Primeiro, avalie o risco da viagem: você pretende se divertir apenas nas pistas marcadas? Vai fazer fora de pista? Backcountry? Heliski? Competir? Diversos seguros hoje entram nesse grau de detalhee cobrem (ou não) determinadas atividades.
  • Conheça o lugar: cada mercado tem custos diferentes para despesas médico hospitalares. Em geral, Estados Unidos apresentam custos para remoção e tratamento de emergência maiores do que a Europa.
  • Equipamentos: você está levando seu capacete em estado apropriado para uso? Vai alugar durante a viagem? Existem seguros que não cobrem acidentes na neve se o segurado não estiver usando capacete.
  • Não ingira bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga enquanto estiver esquiando ou andando de snowboard, os seguros se recusam a reembolsar despesas em acidentes nesses casos, além de ser contra as regras básicas de segurança na montanha.
  • Extensão da cobertura: o que você precisa na sua apólice além da cobertura médico hospitalar? Você quer ser compensado em caso de atraso nos voos? Cancelamento da viagem por motivos de força maior? Extravio de bagagem? Roubo dos seus equipamentos? Fechamento da montanha por avalanche ou mal tempo? Seguros oferecem as mais diferentes opções para todo o tipo de problema possível em uma viagem.

Todos esses pontos pesam diretamente no risco e eventuais custos ocasionados por acidentes durante sua viagem, e, portanto, no valor total da cobertura que você deve procurar.

Outro ponto extremamente importante é saber reconhecer se o seguro em questão cobre o que você precisa. Não tem muito segredo. Apesar de ser uma leitura difícil e cansativa, você precisa ler todas as condições e, principalmente, as exclusões da apólice de seguro.

Como citamos nas dicas acima, as seguradoras são extremamente detalhistas nas coberturas e exclusões. Diversos seguros, por exemplo, cobrem a prática de ski e snowboard em pistas demarcadas, mas não cobrem fora de pista ou heliski.

Por isso, não deixe a dificuldade imposta pela linguagem te abater. Leia por completo as condições gerais do seguro que você planeja adquirir.

Um ponto importante no mercado de seguros é que o preço está diretamente ligado a cobertura, seja sua extensão ou qualidade. E, na maioria das vezes, o barato sai muito caro nos seguros de viagem.
Então procure uma apólice que vá te deixar realmente tranquilo para viajar!

Quick tips

  • avalie o que você vai fazer na viagem, onde e o que você quer coberto
  • Leia por completo as Condições Gerais do seguro e olhe com muita atenção as exclusões!
  • Lembre-se que o mercado brasileiro oferece pouquíssimas opções que cubram qualquer coisa relacionada a esqui e snowboard! Pesquise opções no exterior, pela internet essa busca ficou muito mais fácil e rápida.
  • Siga sempre as regras de segurança do local, as seguradoras podem se recusar a cobrir despesas decorrentes de acidentes por desrespeito às regras de segurança.

Se você viaja com frequência e gosta de lugares remotos para heliski, sugerimos contratar adicionalmente ao seguro de viagem um serviço de remoção. A Global Rescue, parceira do Snow Club, oferece um dos poucos serviços de remoção globais que incluem atividades na neve.

Associados do Snow Club podem acessar também seguro de viagem exclusivo da empresa com cobertura para a pratica de esportes de neve em sua área de benefícios.