Augustinho Teixeira mostrou, nos últimos meses, o porquê de ser uma das principais promessas do snowboard brasileiro. O jovem atleta, que estava em seu ano de estreia em competições FIS, encerrou sua participação nesta temporada boreal com importantes conquistas, medalhas, colocações históricas e altas expectativas para o que ainda pode vir!

Entre as competições das quais participou, é importante ressaltar duas: o National Junior Championships e a Nor-Am Cup. Ambas ocorrem no Canadá e nos Estados Unidos, no caso da Nor-Am, e são mundialmente conhecidas por reunirem atletas de altíssimo nível técnico, principalmente no Snowboard.

O National Junior Championships era o principal foco de Augustinho nesta temporada. “Ele se preparou muito para esse Nationals, com treinos intensivos quase todos os dias por quatro horas”, conta Elenilda Teixeira, mãe do jovem atleta, que tem apenas 14 anos. O treinamento valeu a pena: Augustinho conquistou, na disciplina de Slopetyle, a 12a colocação geral entre os competidores FIS e a prata entre os competidores da sua idade (U15). Já no Halfpipe, ele garantiu um Top 15 na categoria geral FIS.

“Nosso objetivo era que ele chegasse entre os 30 primeiros nas disciplinas nas quais iria competir…. E, veja bem, acho que ele cumpriu muito bem e além do planejamento!”, comemora Elenilda.

Já na Nor-Am Cup, Augustinho competiu não apenas no Slopestyle e no Halfpipe, como também na disciplina Big Air – na qual ele é o atual campeão brasileiro da modalidade. No Halfpipe, ele bateu o seu melhor resultado (personal best), contabilizando 46.40 pontos FIS, e ficou entre os 10 primeiros da competição. Já no Slopestyle e no Big Air, Augustinho também cumpriu as expectativas do planejamento esportivo: foi Top 30 em ambos.

Augustinho Teixeira no Ranking Mundial

Todos esses resultados renderam mais do que medalhas e boas expectativas de Augustinho Teixeira. Agora, o atleta já tem uma conquista histórica na sua conta – ele é o primeiro sulamericano entre os 140 melhores atletas do mundo do Halfpipe.

Se formos considerar apenas os atletas da sua idade, ou seja, o ranking mundial U15, é ainda mais supreendente: ele ocupa a 15a posição no Halfpipe; a 8a no Big Air; e está em quarto lugar no Slopestyle.