Estudos em diferentes temáticas foram avaliados no último mês

 

Na última quarta (8), artigo elaborado por projeto de pesquisa no qual a Confederação Brasileira de Desportos na Neve está envolvida na coordenação foi eleito o melhor na categoria III – Esporte de Alto Rendimento do I Concurso de Artigos Científicos da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. Estudo produzido pelo colaborador Rene Fender tem o título de “Mecanismos alternativos de financiamento para o esporte de alto rendimento no Brasil”.

Levando em consideração as transformações no campo do financiamento do esporte de alto rendimento no Brasil, passados os Jogos Olímpicos de 2016, entre elas a queda dos patrocínios destinados às Confederações e a dificuldade para captação de recursos a fim de alcançar os objetivos do programa da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438), o estudo teve como objetivo principal identificar mecanismos alternativos que possam contribuir para o financiamento do esporte de alto rendimento nacional. Para isso, práticas adotadas em diferentes países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Bolívia e Peru foram objeto de análise.

“Estar acompanhando de perto as transformações no financiamento do esporte de alto rendimento no Brasil após os Jogos Olímpicos foi a grande motivação para a realização deste trabalho. O Brasil passa por um momento oscilante na economia, e com os possíveis cortes de verba para o esporte é preciso buscar soluções que não gerem grandes impactos econômicos no país”, ponderou o autor do artigo Rene Fender.