Entre os dias 17 e 19 de junho foi realizada no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP), a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022.

No total, 12 provas foram disputadas com a participação de 15 atletas nos 3 dias de competição, sendo que as provas da categoria principal foram homologadas pela FIS – Federação Internacional de Ski e valeram pontos para o Ranking Mundial de Ski Cross Country.

Atletas de destaque internacional como os atletas Olímpicos Eduarda Ribera e Victor Santos participaram do evento. Além disso, a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022 contou com a presença do atleta argentino Gonzalo Gomez, único estrangeiro a disputar esta etapa.

O principal destaque entre as mulheres foi a jovem Eduarda Ribera, que disputou todas as 6 provas do feminino e teve uma performance dominante vencendo 5 delas. No masculino, Victor Santos venceu as três provas que disputou e foi o grande destaque da primeira etapa, mostrando que está bem recuperado dos problemas de saúde que dificultaram seu desempenho na temporada passada.

Primeiro dia

A etapa se iniciou na sexta-feira (17) com as provas de Mass Start em técnica livre sendo disputadas: masculino (10km), feminino (5km), masculino sub-20 (10km) e feminino sub-20 (5km).

Na prova masculina, uma emocionante disputa pela primeira posição entre Victor Santos e Gonzalo Gomez terminou com o brasileiro levando a melhor, com 25min13seg09, apenas 1 décimo a frente do argentino. O terceiro colocado da prova foi o jovem Claudio Gustavo Oliveira. Com a vitória, Victor conquistou 104,50 pontos FIS.

“Essa é a minha primeira prova da temporada. Me senti bem, mesmo treinando com uma intensidade mais baixa nesse período, o corpo respondeu bem, estou empolgado para as próximas provas. Está sendo divertido voltar a competir bem depois do tempo que fiquei fora”, comentou o vencedor da prova Victor Santos, que não competia desde janeiro de 2022.

Pódio masculino da prova Mass Start F

A prova feminina foi marcada por uma grande exibição de Mirlene Picin, venceu a prova conquistando 140,42 pontos FIS. Seu tempo foi de 13min42seg4, mais de 20 segundos a frente da segunda colocada Eduarda Ribera. Quem fechou o pódio foi Gabriela Neres, com um tempo de 14min38seg9.

Pódio prova feminina Mass Start F

Com a participação de 5 atletas, a prova masculina sub-20 do Mass Start foi vencida pro Claudio Gustavo Oliveira com um tempo de 25min29seg7. Fecharam o pódio Wilbert Rodrigues e Thiago Silva, com tempos de 25:55,3 e 26:40,3 respectivamente.

Fechando o primeiro dia de competição, a prova feminina sub-20 de Mass Start teve como vencedora uma das representantes brasileiras nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, Eduarda Ribera. A atleta fez a prova em 14min04seg9. Completaram o pódio Mayara Silva e Nicolly Silva.

Segundo dia

O dia 18 foi reservado para as provas de Sprint em técnica livre: masculino, feminino, masculino sub-20, feminino sub-20.

No masculino, Gonzalo Gomez conseguiu o melhor tempo da qualificatória com 3min00seg15, com Victor Santos na segunda colocação e Wilbert Rodrigues na terceira posição.

Na primeira semifinal, se classificaram para a grande final Gonzalo Gomez com um tempo de 3min06seg50 e Claudio Gustavo com um tempo de 3min08seg31, apenas 1 décimo a frente do terceiro colocado. A segunda prova semifinal teve como classificados Wilbert Rodrigues e Victor Santos.

Na final, em uma disputa acirrada com Wilbert Rodrigues, Victor Santos se sagrou campeão do Sprint masculino. Com um tempo de 3min02seg23, o campeão da prova ultrapassou o vice na reta final do percurso de garantiu a medalha de ouro. O argentino Gonzalo Gomez fechou o pódio na terceira colocação.

No feminino, Eduarda Ribera teve o melhor tempo da qualificatória com 3min51seg02 em uma acirrada disputa com Gabriela Neres, que terminou em 3min51seg26.

Na final feminina, Eduarda melhorou seu tempo e finalizou a prova em 3min49seg93, levando a medalha de ouro do Sprint. Fecharam o pódio Gabriela Neres e Mirlene Picin.

No masculino sub-20, o vencedor do Sprint foi Wilbert Rodrigues, seguido no pódio por Claudio Gustavo e Thiago Silva com a prata e o bronze respectivamente. No sub-20 feminino, Duda Ribera conquistou a dobradinha no Sprint, seguida no pódio por Mayara Silva e Nicolly Silva.

“No começo foi um pouco difícil, porque a pista estava molhada e para deslizar foi estranho, estava ventando um pouco, mas depois me soltei. No sprint final foi muito bom, consegui usar bem a técnica e aproveitar o momento da prova. Estou feliz pela vitória que eu ganhei e aos poucos vou me reconciliando com o roller”, disse a vencedora do Sprint feminino sub-20 Eduarda Ribera.

Pódio feminino sub-20 prova de Sprint

Terceiro dia

O domingo (19) foi o dia final de provas na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski. O dia foi marcado pelas provas de Mass Start em técnica clássica que fecharam a primeira etapa da competição.

A prova masculina do Mass Star clássico foi vencida por Victor Santos, fechando sua campanha de 100% de aproveitamento, com 3 medalhas de ouro nas três provas que disputou. Victor disputou até os últimos segundos a primeira posição com Gonzalo Gomez, que terminou a prova na segunda colocação apenas 1 décimo atrás do brasileiro, como na prova de Mass Start estilo livre. Conquistando mais um pódio, Claudio Gustavo levou o bronze da prova.

Na prova feminina, Eduarda Ribera desbancou Mirlene Picin, a vencedora da outra prova de Mass Start, com um tempo de 15min02seg8. Mirlene Picin e Gabriela Neres fecharam o pódio com 15min23seg4 e 15min38seg2 respectivamente.

No sub-20 masculino, Claudio Gustavo venceu a prova com um tempo de 26min20seg1. Thiago Silva ficou com a prata e Wilbert Rodrigues com o bronze. Já no sub-20 feminino, Eduarda Ribera foi a grande vencedora da prova com um tempo de 15min02seg8, seguida por Mayara Silva e Nicolly Silva.

Pódio sub-20 masculino prova Mass Star C

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022 acontecerá entre os dias 9 e 11 de julho, também no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP). Juntamente com o evento, também terá lugar a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Para Rollerski 2022.

Confira os resultados completos das provas