Nesta terça-feira (4), celebra-se mais um marco para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Apenas um mês separam os amantes dos esportes de neve de sua grande competição esportiva mais aguardada que será realizada, nesta edição, em Beijing (China).

A definição dos atletas que representarão o país também está próxima: a lista com os nomes dos atletas classificados sairá no dia 17 deste mês. A expectativa do Brasil ainda está alta, com grandes resultados recentes de seus atletas como o ouro de Michel Macedo, em competição oficial de Ski Alpino, no início deste ano.

Em outubro, faltando 100 dias para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve apresentou o panorama das modalidades Olímpicas de neve, com informações importantes dos requisitos necessários para a conquista das vagas para os Jogos.

Houve muitos acontecimentos desde aquela data, e os atletas brasileiros participaram de muitas competições em busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Veja a seguir como está, atualmente, o panorama de cada modalidade:

ESQUI ESTILO LIVRE

O Brasil possui atletas no Halfpipe e Moguls, participando de competições na América do Norte e na Europa em busca dos índices necessários para a conquista das vagas.

No Halfpipe, os irmãos Dominic e Sebastian Bowler conquistaram resultados Top 30 em competições oficiais, precisando subir no ranking Olímpico nas próximas competições para alcançar a classificação.

No Moguls, Sabrina Cass ainda disputará duas provas classificatórias buscando consolidar a conquista de sua vaga para os Jogos.

ESQUI ALPINO

O Brasil conquistou uma vaga no masculino e possui três atletas elegíveis: Michel Macedo, Valentino Caputi e Christopher Holm. O atleta que ocupará a vaga será definido no dia 17 de janeiro a partir de critério de classificação da CBDN.

Entre os atletas, Michel Macedo está à frente dos demais elegíveis devido aos seus resultados em competições recentes.

No feminino, Isabella Springer pode participar de competições, até o dia 16 de janeiro, em busca de resultados e emplacar 160 pontos FIS na próxima lista a ser divulgada pela FIS – Federação Internacional de Ski.

ESQUI CROSS COUNTRY

O Brasil havia conquistado três vagas para os Jogos, sendo uma delas no masculino e duas no feminino, e os atletas da equipe brasileira continuam participando das principais competições que acontecem na Europa.

A classificação dos atletas será definida a partir dos critérios da CBDN, com lista a ser publicada no dia 17 de janeiro.

No momento, Manex Silva e Steve Hiestand possuem o critério A para os Jogos e são os dois principais nomes para assumir a vaga no masculino.

No feminino, Bruna Moura, Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão são atualmente as atletas com critério B para os Jogos (podendo participar das provas de Distance e Sprint). Entre elas, Bruna Moura e Jaqueline Mourão possuem os melhores resultados recentes.

SNOWBOARD

No Snowboard, o Brasil ainda segue na busca por uma vaga Olímpica no Halfpipe, com o jovem atleta Augustinho Teixeira.

Augustinho já conquistou um resultado Top 30 e atingiu os demais índices necessários. Porém, o atleta necessita de bons resultados nas próximas competições para superar outros atletas no ranking mundial.