CBDN mira quebras de recorde em participação histórica no evento que será aberto no dia 4 de fevereiro

 

Nesta quarta-feira (27), é celebrada a data de 100 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022. Como não poderia ser diferente, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) está em fase final de preparação para o que deve representar uma participação histórica do Brasil no evento desde a estreia nos Jogos de Albertville 1992.

Para deixar as grandes estrelas cada vez mais próximas do público brasileiro, a CBDN terá nos próximos dias uma série de conteúdo com alguns dos principais nomes do país nos esportes de neve. Serão vídeos que apresentarão os brasileiros que prometem brilhar na capital chinesa.

Participarão das gravações os atletas Sabrina Cass, Aline Rocha, Michel Macedo, Jaqueline Mourão, Cristian Ribera e Augustinho Teixeira, que falarão sobre suas preparações e expectativas para os Jogos Olímpicos de Beijing e Paralímpicos 2022.

A definição dos atletas brasileiros que representarão o país nos Jogos de Inverno Beijing 2022 sairá no dia 17 de janeiro apenas, mas o país vive com a perspectiva de grandes resultados. Manex Silva, por exemplo, bateu dois recordes nacionais no Ski Cross Country, em evento realizado na última semana.

Segundo Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN, os resultados esportivos cada vez mais positivos são frutos de um trabalho de longo prazo realizado pela entidade, que tem apostado em programas e projetos estratégicos nas modalidades esportivas, na ampliação das estruturas e em processos transparentes de gestão.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados até o momento, com uma expectativa muito positiva para os Jogos Olímpicos de Inverno e com uma participação recorde nos Jogos Paralímpicos de Beijing 2022 já garantida. Ainda há muito trabalho para os próximos cem dias, mas há uma enorme confiança de que o caminho certo tem sido trilhado”, afirmou Pedro Cavazzoni.

Veja como está o panorama das modalidades da neve:

ESQUI ESTILO LIVRE

O Brasil tem três atletas em busca de vagas na modalidade. O principal nome é Sabrina Cass, campeã mundial júnior no moguls em 2019. Ela já cumpre os requisitos de elegibilidade e está bem colocada no ranking da Copa do Mundo para conquistar uma vaga. Os irmãos Sebastian e Dominic Bowler buscam a vaga no ski halfpipe.

O que fazer: A temporada 2021-2022 começa em dezembro e haverá cinco eventos da Copa do Mundo de Moguls e 3 eventos da Copa do Mundo de Ski Halfpipe antes da data de classificação (16 de janeiro), onde os atletas buscarão somar pontos para confirmar as vagas do Brasil.

O que precisa: Para ser elegível, cada atleta precisa ter pelo menos um resultado Top 30 e 80 pontos FIS (moguls) ou 50 pontos FIS (halfpipe). As vagas são alocadas pelo ranking da Copa do Mundo no dia 17 de janeiro, os países com atletas entre os melhores do ranking (30 no moguls e 25 no halfpipe) receberão vagas.

Confira a entrevista de Sabrina Cass realizada no perfil do Time Brasil (COB):

ESQUI ALPINO

O Brasil tem uma vaga garantida no masculino e três atletas elegíveis para essa vaga atualmente: Michel Macedo, Valentino Caputi e Christopher Holm, enquanto Isabella Springer pode colocar o país novamente nos Jogos no feminino.

O que fazer: O período de classificação está aberto desde a temporada passada, sendo que cada atleta precisa ter os menores pontos possíveis na lista de pontos FIS, lista que apresenta a média dos cinco melhores resultados em cada disciplina durante o período de classificação.

O que precisa: Para ser elegível, é preciso ter menos de 160 pontos na lista de pontos FIS para competir nas provas de slalom e slalom gigante, e menos de 80 pontos na lista de pontos FIS para competir no downhill e no Super G em lista da Federação Internacional da Esqui (FIS) que será divulgada em 17 de janeiro.

ESQUI CROSS COUNTRY

O Brasil já tem três vagas asseguradas em Pequim, duas no feminino e uma no masculino. A CBDN definirá quem será convocado de acordo com o desempenho dos atletas em provas realizadas na neve até dia 16 de janeiro. Jaqueline Mourão, Bruna Moura, Eduarda Ribera e Mirlene Picin disputam as vagas no feminino, enquanto Manex Silva, Steve Hiestand e Victor Santos são os principais nomes entre os homens.

O que fazer: O período de classificação está aberto desde a temporada passada sendo que cada atleta precisa ter os menores pontos possíveis na lista CBDN de pontos FIS, lista que apresenta a média dos seis melhores resultados de cada atleta nas provas que serão disputadas nos Jogos (distance e sprint, técnicas clássica e livre).

O que precisa: As vagas já estão garantidas pelo Brasil, os atletas podem melhorar seus pontos até 16 de janeiro 2022, e no dia 17 de janeiro à CBDN anunciará os atletas convocados de acordo com o ranking de pontos.

SNOWBOARD

O Brasil tem dois atletas jovens na briga por vagas. Augustinho Teixeira, de 16 anos, busca uma vaga no halfpipe, onde ele já tem um resultado top 30. Já Noah Bethonico, de 17, que disputou os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 busca alcançar uma vaga no snowboard cross.

O que fazer: A temporada 2021-2022 começa em dezembro e haverá quatro eventos da Copa do Mundo de Snowboard Cross e 3 eventos da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe antes da data de classificação (16 de janeiro), onde os atletas buscarão somar pontos para confirmar as vagas do Brasil.

O que precisa: Para ser elegível, cada atleta precisa ter pelo menos um resultado Top 30 e 100 pontos FIS (snowboard cross) ou 50 pontos FIS (halfpipe). As vagas são alocadas pelo ranking da Copa do Mundo no dia 17 de janeiro, os países com atletas entre os melhores do ranking (32 no snowboard cross e 25 no halfpipe) receberão vagas.

 

Sobre a CBDN

Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS), à União Internacional de Biathlon (IBU), à Federação Internacional de Ski de Montanhismo (ISMF), e parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro, a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes olímpicos e paralímpicos de neve no Brasil, tendo iniciado com o Esqui Alpino em 1966, graças aos esforços do esquiador Domingos Giobbi, então presidente do Clube Alpino Paulista. Hoje, conta com as modalidades Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon de Inverno, Ski Freestyle, Ski de Montanhismo, Snowboard Adaptado e Ski Cross Country Adaptado, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.

A CBDN é uma referência em gestão, governança e transparência no Esporte e tem como parceiras Castro Barros Advogados, Coris Brasil, Snowland e Damha Urbanizadora.

Mais informações estão disponíveis no Facebook (CBDNBrasil), Instagram (@Brasilnaneve), no Twitter (@brasilnaneve) e no site www.cbdn.org.br.