Entre os dias 4 e 6 de maio, a IBU – União Internacional de Biathlon realizou um fórum em Munique na Alemanha para se discutir assuntos relacionados à igualdade de gênero.

O Gender Equity Forum 2022 contou com palestras, workshops, painéis de discussão, entre outras atividades buscando discutir processos e objetivos na luta pela igualdade de gênero dentro da organização de Biathlon e dentro do esporte como um todo.

Kari Fasting, professora da Escola Norueguesa de Ciências do Esporte e membro do IBU Gender Equality Group, abriu o fórum sugerindo ações das organizações esportivas para diminuir a desigualdade de gênero dentro de seus ambientes.

Em outro painel, os atleta-embaixadores da IBU Kelsey Dickinson, dos Estados Unidos e Titus Clark, do Reino Unido, discutiram sobre como a diferença de tratamento entre homens e mulheres é vista pelos atletas e sobre a importância de se dar visibilidade a exemplos de lideranças femininas no esporte.

Outro evento dentro do fórum foi um painel de discussão sobre o impacto da paternidade e da maternidade na carreira dos atletas. Este painel contou com as presenças de atletas olímpicos do Biathlon como o tcheco Michal Šlesingr e a polonesa Weronika Nowakowska.

Por fim, os participantes do fórum se separaram em grupos para debater ideias sobre como acelerar o processo de igualdade de gênero nos esportes tendo em vista os diferentes cenários e obstáculos que existem em cada país.

“Uma das questões mais interessantes do Fórum organizado pela IBU foi perceber o nível de comprometimento da organização com a causa da Equidade de Gênero. Os principais executivos e o presidente da IBU participaram ativamente de todas as atividades oferecidas, o que demonstra para todos os representantes de federações nacionais presentes no evento, que esse assunto deve ser tratado com a máxima prioridade.”, comentou Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN que esteve presente no Gender Equity Forum representando o Brasil. Ela também faz parte do Mentor and Leadership Program da IBU e da SHESKILLZGLOBAL, sendo reconhecida como uma importante liderança feminina no esporte.

“Foi um evento marcado pela discussão de temas cruciais no que diz respeito ao aumento da participação das mulheres no cenário esportivo, como o reconhecimento de vieses e da necessidade de ações que facilitem a entrada e permanência de mulheres nos mais diferentes papéis. As atividades de discussão em grupos mostrou que muitos dos problemas são compartilhados entre as federações nacionais, independente do tamanho dessas organizações e que, muitas vezes, podemos implementar estratégias já adotadas por outros países para diminuir o gap existente entre homens e mulheres.” completou Camila.

Foto com os participantes do IBU Gender Equity Forum