Hoje, 19 de junho de 2019, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve comemora os seus trinta anos.

Da união do Clube Alpino Paulista (CAP), do Ski Clube de São Paulo (CSSP) e do Clube Paranaense de Ski (CPS) em 19 de junho de 1989, nasceu a ABS – Associação Brasileira de Ski. Essa que hoje é conhecida por CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

A ABS surgiu, mais precisamente, da vontade de alguns brasileiros em querer fazer acontecer. Esportes de neve? Mas, no Brasil? Sim! Era o que respondiam os nossos fundadores e todos que passaram por aqui: pessoas inovadoras e que não se pouparam de tirar do papel o que, até então, parecia ser impossível.

Domingos Giobbi: o pioneiro do esporte de inverno no Brasil

Para falar da história da CBDN e dos esportes de neve no Brasil, antes de tudo, é preciso falar de Domingos Giobbi. Conhecido por todos como Seu Domingos, ele foi a energia inicial e a grande causa da nossa existência e desenvolvimento.

Visionário, apaixonado por esportes, alpinista e esquiador. Giobbi foi quem correu atrás da FIS – Federação Internacional de Ski e do COB – Comitê Olímpico Brasileiro e juntou as pessoas certas para fundar a ABS.

Sob a liderança de Giobbi, a ABS cresceu, capacitou novos talentos e tornou o esporte de neve brasileiro reconhecido mundialmente. A partir de 1994, a ABS passou a gerir não apenas o Ski Alpino, como também o Snowboard. Em 1999, ela se tornou a ABSS – Assossiação Brasileira de Ski e Snowboard.

Confira a linha do tempo dos 30 anos da CBDN:

Foi em 2003, aliás, que por determinação e padronização do COB, que passamos a nos chamar CBDN – Confederação Brasileira de Esportes na Neve.

A CBDN hoje!

Passados 30 anos de inovação e realizações, hoje a CBDN gerencia 7 modalidades olímpicas e 4 paralímpicas. Além disso, a Confederação, no quesito Gestão e Governança, destaca-se entre as entidades esportivas brasileiras. No último ano, ela ficou em primeiro lugar no GET – programa, criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, de avaliação das Confederações em Governança, Ética e Transparência.

A Confederação não só promove o inusitado – o desenvolvimento de esportes de neve em um país tropical -, como configura entre os melhores resultados esportivos da América Latina.

Em comemoração dos seus 30 anos, a CBDN atualizou a sua identidade visual, sem perder a sofisticação dos esportes de inverno.

Além disso, em 2018, a CBDN inovou mais uma vez e lançou o Snow Club, um programa de benefícios para todos os brasileiros apaixonados por neve.

O programa não apenas é uma forma pioneira encontrada de criar faturamento para o esporte de neve, como também de fomentar e incentivar diferentes brasileiros a viajarem e aprenderem as modalidades de inverno.

Por todos esses motivos, Parabéns a todos os amantes e apaixonados pela neve que tornaram o impossível, possível ao longo dessas 3 décadas. E que venham os próximos 30 anos de conquista.