Entre os dias 15 e 31 de agosto, a equipe brasileira de Para Ski Cross Country realizou um training camp em Ushuaia, na Argentina. Os treinamentos aconteceram no Centro Invernal Tierra Mayor, local que já recebeu uma competição oficial organizada pela CBDN em 2019, e está retomando as atividades.
- Alkegen Brasil doa sitskis para atletas paralímpicos
- Equipe paralímpica participa do primeiro training camp do ano
Comandados pelo treinador Fernando Orso, os atletas Aline Rocha, Elena Souza e Guilherme Rocha foram os participantes do período de treinos.
“Foi um período excelente, com temperaturas agradáveis (todos os dias esteve entre -3°C e 5°C) e boas condições de neve e pista. Pudemos aprimorar algumas técnicas com atletas mais experientes (como no caso de Aline e Guilherme), explorando a sensibilidade com a neve e trabalhando a transferência dos treinos de asfalto para Neve. No caso da Elena, essa foi a primeira vez que esteve esquiando na neve, sendo necessário dedicar-se na percepção das condições da pista, bem como os ajustes de técnica para diferentes condições da neve.” disse Fernando Orso em relação ao período de treinamentos.
Para a jovem atleta Elena Souza, os treinamentos da equipe brasileira de Para Ski Cross Country em Ushuaia representaram sua primeira experiência na neve.
“Essa vivência na neve foi muito importante pra mim para intensificar meu desejo para chegar aos Jogos Paralímpicos. Aprendi técnicas novas e formas diferentes de executá-las.
Saí do Brasil com a mente focada em dar o meu melhor e volto com a sensação de que fiz isso. Foi a primeira vez que treinei intensamente e com tanta frequência. Mesmo assim, o cansaço é recompensado com a sensação de melhora. A paciência do professor Fernando e a dinâmica dele nas explicações me ajudaram muito a entender diversas coisas.” comentou Elena Souza sobre seu primeiro training camp na neve.
“Elena teve um processo rápido de adaptação, conseguindo transferir de forma satisfatória as habilidades adquiridas no Rollerski e Mountainboard. No meu entendimento, a experiência foi de grande importância para que esses atletas estejam melhores preparados para iniciar a temporada boreal no mês de dezembro ou janeiro.” comentou o treinador em relação a jovem atleta.
Os atletas mais experientes como Aline Rocha, que participou dos Jogos Paralímpicos de Inverno em PyeongChang (2018) e Beijing (2022), e Guilherme Rocha, que participou da última edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, também tiveram um bom aproveitamento do período de treinos na Argentina.
“A primeira vez que estive em Ushuaia foi em 2018, estava esquiando a menos de 2 anos, ainda tinha bastante dificuldade técnica. É muito bom poder voltar agora e perceber toda a evolução que tive nesse período. Tive também a oportunidade de acompanhar a estreia da Lena na neve, e fiquei muito feliz em estar junto nesse momento, ela é muito dedicada, aprende rápido e evoluiu bastante nesses 15 dias aqui. Tenho certeza que estaremos juntas em Milão-Cortina 2026. Agradeço a CBDN e ao CPB pela oportunidade de estar aqui.” disse Aline Rocha sobre os 16 dias de treino em Ushuaia.