Por mais um ano, a CBDN foi destaque nas áreas de governança, integridade e transparência na segunda edição do Rating Integra.

 

A segunda edição do Rating Integra lançou os resultados do seu segundo ciclo, relativo ao ano de 2020, no começo do mês de maio.

O Rating Integra é uma ferramenta desenvolvida pelo setor esportivo em um esforço conjunto de seus vários stakeholders, patrocinadores, atletas, comitês e sociedade civil com a parceria entre o Pacto pelo Esporte, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Instituto Ethos e a ONG Atletas pelo Brasil, com a finalidade de avaliar as práticas de governança, transparência e integridade de organizações esportivas.

A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi mais uma vez destaque nas áreas de governança, integridade e transparência nessa edição do Rating Integra.

A Confederação é uma das poucas organizações auditadas e reconhecidas por suas práticas nos dois ciclos, e, em 2021, se juntou a outras 10 entidades do país que atingiram um grau de maturidade considerado de adequado à estado da arte, e assim, foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão nas áreas governança, transparência e integridade.

“Para a CBDN é um grande prazer não só ser reconhecida por suas boas práticas, como ver o grupo de organizações reconhecidas aumentar. Somos grandes entusiastas da governança no esporte, e temos certeza de que esse movimento só irá crescer nos próximos anos”, comentar Anders Pettersson, presidente da CBDN.

Conheça aqui a governança da CBDN

O Rating avalia, por exemplo, a qualidade do estatuto, a representatividade de stakeholders e regras da Assembleia Geral, a estrutura e práticas do Conselho de Administração, o planejamento estratégico, a qualidade da prestação de contas, a transparência de informações, os controles internos, sistema de integridade e compliance, entre diversos outros pontos.

As 11 entidades reconhecidas foram: Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), e Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Veja aqui a divulgação oficial dos resultados do Rating Integra em parceria com Globo Esporte

Entidades alcançam melhor adesão e resultados

Na primeira edição, 22 entidades se inscreveram e 16 concluíram o processo de avaliação. Nesse segundo ciclo, houve um aumento no número de entidades inscritas, com um total de 44 inscritas e 22 que concluíram todo o processo.

O desempenho das gestões avaliadas, indicados por notas de 0 a 10, também teve um aumento considerável. Em 2019, a média geral foi de 4,65. Já em 2020, a média geral subiu para 6,83.

“O Rating é uma ferramenta fantástica para ajudar as organizações esportivas a se avaliarem e evoluírem em governança, ética, transparência e integridade. E para nós, sempre foi uma ferramenta muito positiva”, explica Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

Confira os resultados conquistados pela CBDN na primeira edição do Rating Integra

Veja aqui a evolução da governança na CBDN nos últimos anos