Victor Santos venceu a prova masculina da Ushuaia Loppet 2024 realizada no último domingo (18). Além disso, Gabriela Neres ficou com o segundo lugar na disputa feminina.

O que é a Ushuaia Loppet?

A Ushuaia Loppet é uma maratona na neve criada pelo Club Andino Ushuaia (CAU). Com uma prova de 42km, ela fazer parte da Worldloppet, circuito de maratonas de Ski.

Desta vez, Victor Santos representou o Brasil no masculino e Gabriela Neres no feminino.

Victor Santos em primeiro na Ushuaia Loppet

Assim como em 2022, Victor Santos ficou com o primeiro lugar na Ushuaia Loppet 2024.

O brasileiro terminou a prova em 2h11min19s, mais de 10 minutos à frente de Federico Cichero, da Argentina, que foi o segundo colocado. Por fim, Martin Laur, da Estônia, foi o 3° colocado, fechando o pódio.

Victor Santos Ushuaia Loppet 2024
Victor Santos no pódio da prova masculina da Ushuaia Loppet 2024.

“Foi uma corrida muito difícil pelas condições. Muito vento e chuva forte. Apesar das condições adversas, sai feliz por ter colocado todo meu treinamento em prática”, comentou o atleta.

Em sua terceira participação no evento na carreira, Victor Santos ficou com a medalha de ouro em 2022 e com a prata em 2023.

Gabriela Neres com o segundo lugar na prova feminina

Por outro lado, Gabriela Neres ficou com o segundo lugar na prova feminina da Ushuaia Loppet 2024.

A esquiadora brasileira completou o trajeto de 42km em 3h49min54s, terminando com a medalha de prata. A estoniana Kirsten Gjere ficou com a primeira colocação ao completar a prova em pouco menos de 12 minutos que a brasileira. Tii Oot, também da Estônia, foi a terceira colocada.

Gabriela Neres no pódio da prova feminina da Ushuaia Loppet 2024.

“Foi minha primeira vez na maior distância do Ushuaia Loppet. Eu não sabia exatamente como que meu reagiria corpo competindo em uma longa distância, pois sou acostumada com distância de até 15km. Portante, aprendi muito no momento a ter paciência e economizar energia para usá-la no momento certo”, analisou a atleta.

“A condição climática foi considerada a pior de todas as etapas já realizadas no local, estava com um vento contrário extremamente forte e muitas poças de água, mas mesmo assim não deixou de ser uma experiência indescritível. Eu fiz a primeira volta e metade da segunda em um ritmo mais controlado e nos últimos 8km ataquei e consegui sair da quarta posição para segunda. Planejo fazer novamente a Ushuaia Loppet e, agora, com mais noção de como é uma prova longa”, completou a esquiadora.

Leia também:

Luca Mérimée visita o Laboratório Olímpico do COB

Atletas do Para Ski Cross Country do Brasil disputam provas na Argentina