Maior snowboarder da América Latina passou por blocos de testes físicos em São Paulo

 

A poucas semanas das primeiras competições e novos desafios no hemisfério sul, Isabel Clark, maior snowboarder da América Latina e uma das principais atletas do país de olho nos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, realizou testes físicos em São Paulo entre esta terça (18) e quarta (19). Com foco na potência e resistência, a rider participou de treinos no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR) e no Centro de Esportes Radicais.

Na primeira parte de sua jornada na capital paulista, Clark seguiu para o NAR na última terça acompanhada da preparadora física Nathalia Medeiros e do staff da Confederação Brasileira de Desportos na Neve. Em série de exercícios como salto vertical, drop jump e jump squat, a rider teve sua potência muscular avaliada.

“Estamos na reta final de preparação da Isabel para os Jogos Olímpicos. Ela só vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais, aumentando tanto sua força, uma valência física super importante, quanto sua potência. Fechamos esse bloco de treinamentos tendo em vista que na sexta (21), a Isabel já estará na neve, no Chile. Nossa expectativa é que ela se sinta bem e forte nesse momento”, disse a preparadora física Nathalia Medeiros.

Nesta quarta, logo pela manhã, o treino teve foco voltado para resistência. Com previsão inicial de seis baterias de quatro voltas em uma pista de skate (bumps track) do recém-inaugurado Centro de Esportes Radicais, Clark foi avaliada quanto aos tempos decorridos para percorrer o percurso ao todo, bem como as diferenças entre cada volta e bateria. “É interessante o treinamento com skate tanto pela questão da habilidade, avaliação da potência, quanto pela simulação em menor escala das condições que encaro nas pistas de Snowboard Cross”, comentou a rider.

Melhorando a cada bateria sua performance, a atleta ultrapassou a previsão inicial e realizou oito baterias, provando bom condicionamento físico e efeito da preparação iniciada ainda no fim de abril. “O acompanhamento físico no NAR foi muito importante. No início, não sabia como isso influenciaria e afetaria meus treinos físicos, e também na neve. Mudei minha percepção após esses meses aplicando o que foi passado. Estou sentindo uma melhora significativa na potência e explosão, principalmente quando estou na neve. Estive em um período de treinos na neve, no Chile, e pude perceber grande melhora nos meus movimentos explosivos, na busca de maior aceleração, velocidade na pista, assim como na partida. Estou bem contente com os resultados obtidos até agora, agora é manter o que consegui conquistar até agora e progredir mais”, pontuou Clark.

O foco agora volta-se para a preparação na neve chilena a partir desta sexta (21). A rider tem pela frente tanto a Copa Sul-Americana quanto o Campeonato Brasileiro de Snowboard Cross, em Corralco (Chile), no início de setembro. No mesmo mês, também encara a etapa inicial da Copa do Mundo de Snowboard Cross, que será realizada na Argentina, em Cerro Catedral.

Esportes de inverno dominam o NAR

Bastou a chegada da frente fria a São Paulo, proporcionada pela massa polar no hemisfério sul, que o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulorecebeu a visita para treinamentos não só de Isabel Clark, mas também da nova geração do Ski Freestyle e das equipes feminina e masculina de Bobsled. Em encontro descontraído, Isabel Clark acompanhou parte dos exercícios e testes de seus companheiros de inverno da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.