Comece a praticar

A América do Sul oferece ótimas condições para a prática dos esportes de neve e inúmeros destinos próximos, como Bariloche (Cerro Catedral), Las Lenãs, San Martin de Los Andes (Cerro Chapelco), Ushuaia (Cerro Castor), na Argentina, e El Colorado, La Parva, Nevados de Chillán, Portillo, Pucón, Corralco e Valle Nevado, no Chile.

As estações de ski dispõem de toda a infraestrutura necessária para aluguel de equipamentos (skis, bastões, botas e pranchas de snowboard). Em algumas delas, também é possível alugar roupas e acessórios (casacos e calças apropriadas, luvas, gorro, goggles).

Para aqueles que estão começando, o ideal é o aluguel destes equipamentos, o que pode ser facilmente realizado nas bases da montanha de qualquer estação de ski. A compra só é aconselhada para quem pratica o esporte regularmente, ou seja, pelo menos uma vez ao ano ou uma vez a cada dois anos.

Aprender a técnica correta do ski ou snowboard desde o início acelera consideravelmente o desenvolvimento nessas atividades, assim é recomendável inscrever-se em aulas para o aprendizado ou aprimoramento. Esse tipo de serviço é comumente oferecido nos resorts da América do Sul, que dispõem de escolas de ski e snowboard com professores qualificados (e uma boa parte fala português).

Também é possível iniciar na Europa, América do Norte e Ásia que possuem uma grande variedade de resorts. Recomenda-se uma análise prévia do terreno e dos serviços disponíveis nesses locais, pois as formações rochosas variam muito quando comparado com a América do Sul e em alguns locais pode-se encontrar apenas pistas para níveis mais avançados. 

Programe sua viagem para um período mínimo de sete dias, sendo dez número de dias ideal para que o primeiro contato com a neve seja uma experiência ainda mais proveitosa e prazerosa.

comece a competir

Se você já esquia ou anda de snowboard há algumas temporadas e está querendo dar o próximo passo no esporte, aqui você encontrará algumas dicas importantes.

A competição na neve envolve técnicas sobre skis e prancha específicas e até certo ponto diferentes das que usamos quando estamos apenas andando na montanha. O primeiro passo para começar a competir é iniciar o treinamento formal do esporte. Isso pode ser feito com treinadores particulares, academias/programas de treinos ou em clubes esportivos.

Existem diversos programas de treinamento ao redor do mundo e o mais importante é encontra um adequado ao seu nível técnico e tempo disponível para treinar por ano. Entre em contato conosco (depto_tecnico@cbdn.org.br) e te ajudaremos a encontrar o programa de treino ideal para você.

dicas de segurança

É importante atentar-se às marcações do nível de dificuldade das pistas para evitar riscos e acidentes. As cores verde e azul são indicadas para os iniciantes, enquanto vermelho e preto são recomendadas para os mais experientes. O respeito a marcação dos níveis das pistas é fundamental para a segurança de todos na montanha.

Além disso, existem regras internacionais de segurança na montanha que são muito importantes que todos conheçam para maximizar a segurança de todos que estão na neve. 

Conheça aqui as regras internacionais de segurança na montanha.

X