Entre os dias 27 e 30 de maio, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, realizou, em São Carlos, training camp para intensificar o treinamento dos jovens atletas das equipes de Ski Cross Country e Biathlon. Caio Freixeda foi o treinador responsável pelo camp.

Com a participação de 4 atletas sub-18 (sendo 1 atleta do feminino e 3 do masculino), o training camp foi de grande importância para o desenvolvimento das equipes de base das modalidades de neve no Brasil.

Os atletas de base que participaram da ação foram: Brayan Rodrigues Henrique, Claudio Gustavo da Silva Oliveira, Eduarda Westemaier Ribera e Thiago Conceição Silva.

“Esse foi o primeiro training camp da temporada e já tivemos um ótimo e intenso período de treinos, focado sobretudo no volume de Rollerski Skating e Clássico, e na qualidade dos treinamentos de força. Ao longo dos 4 dias realizamos 10 sessões de treinamento, cumprindo com sucesso o proposto para o período”, explica Caio Freixeda.

“O Ski Cross Country é uma das modalidades alvo da CBDN e a realização do training camp é importante para o desenvolvimento técnico e físico dos atletas, o que pode ter impacto direto na conquista de objetivos  técnicos importantes da modalidade”, adiciona Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.

Além do treinamento dos jovens atletas da equipe sub-18 de Ski Cross Country e Biathlon, o training camp também foi uma boa oportunidade para a continuidade do desenvolvimento do atleta Olímpico Victor Santos.

Victor participou do training camp com o objetivo de incrementar sua preparação de base para a temporada 2021-2022. O foco do atleta está totalmente voltado para uma possível classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing (China). 

O Brasil conquistou três vagas no Ski Cross Country no início do ano, sendo uma delas no masculino. A disputa das vagas olímpicas se estenderá também pela temporada 2021-2022, quando os atletas ainda poderão participar de provas oficiais a fim de somar pontos para composição da Lista CBDN.