A equipe paralímpica de Ski Cross Country iniciou suas atividades neste começo de ano. Composta de cinco atletas e quatro membros da equipe técnica, a equipe viajou para os Estados Unidos da América, onde ficará de 17 de janeiro até 18 de fevereiro, e participará de provas em Bozeman (Montana) e Salt Lake City (Utah).

A equipe é formada por Aline Rocha, Cristian Ribera (ambos foram representantes brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018), Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos. A equipe técnica responsável é formada por Leandro Ribela, Alexandre de Oliveira, Fernando Orso e Matheus Terroni.

“Estou muito animada. Depois de um ano sem estar na neve é ótimo poder estar aqui. Os treinos já começaram muito bem, acredito que vou poder fazer boas provas”, comentou Aline, com grande otimismo.

A viagem para os EUA faz parte do planejamento da equipe que, após quatro meses de treinamento em São Carlos, busca aplicar na neve todo o trabalho executado e treinado previamente, focando na qualificação para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, que acontecerão em Beijing (China).

“Tivemos um 2020 difícil com as restrições de viagens e cancelamento de competições em função da pandemia. Isso prejudicou o nosso treinamento na neve e a participação em competições nacionais e internacionais. Entretanto, concentramos a equipe principal desde agosto em São Carlos e tivemos o nosso melhor ano de treinamento, com um excelente suporte multidisciplinar aos atletas”, explica Leandro Ribela, Coordenador Técnico de Ski Cross Country na CBDN.

O treinador ressalta que apesar do melhor ano de treinamento, ainda faltava uma questão para ser resolvida.

“Porém, ainda faltava o treinamento específico na neve e uma competição de alto nível para medir a evolução de nossos atletas, garantir suas elegibilidades e conquistar as vagas para o Brasil nos Jogos Paralimpicos de Inverno de 2022. Portando essa viagem ao EUA para treinamento e competições em Bozeman, MT e Soldier Hollow, UT com a equipe americana de Para Cross Country vem ao encontro com nossos anseios e objetivos e acreditamos que será possível atingir as metas estabelecidas”, concluiu Leandro.

Confira como foi o training camp da equipe de Para Ski Cross Country em São Carlos