A IBU – União Internacional de Biathlon publicou no Dia Internacional da Mulher, de 2021, a sua nova Estratégia de Igualdade de Gênero para os anos 2021-2026, estabelecendo a abordagem de como a igualdade de gênero será promovida em todos os níveis do Biathlon.

Dentro de sua estratégia, a IBU realizou no mês de abril o Seminário Online de Igualdade de Gênero, convidando todas as federações da modalidade para participar dos encontros. Com a temática central “Enviesamento Inconsciente”, o seminário contou com três encontros que proporcionaram experiências e informações sobre como solucionar essa questão.

Quais foram os temas tratados nos encontros do seminário?

“O Seminário Online de Igualdade de Gênero da IBU foi realizado em 3 encontros onde diversas discussões sobre estereótipos, viés inconsciente e preconceito foram facilitadas entre os participantes. A troca de experiências entre as pessoas de diferentes culturas foi muito rica e deixou bastante claro que os desafios que temos para atingir igualdade de gênero na comunidade do Biathlon são enormes em todos os lugares”, comenta Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.

O primeiro encontro, realizado no dia 15, tratou de assuntos introdutórios para o seminário, como “Por que a diversidade nos faz avançar”, “O que é o enviesamento inconsciente”, e “Como estereótipos influenciam decisões”.

Já o segundo encontro, realizado no dia 16, buscou entender melhor como esses preconceitos podem afetar as decisões realizadas, tratando de assuntos como “Entendendo os efeitos de enviesamento/preconceito inconsciente” e “Construindo a motivação para agir contra seus próprios preconceitos”.

O último encontro, realizado no dia 28, finalizou o seminário ao tratar de exemplos para lidar com essas questões, trazendo as temáticas “Troca de experiências, que situações foram vivenciadas e o que pode ser feito”, “Dicas para lidar com padrões inconscientes de pensamento” e “Desenvolver compromissos e recomendações para ação”.

“A última parte do seminário trouxe exemplos de como lidar com as diferentes situações enfrentadas no dia a dia, pensando na realidade de diferentes organizações e trazendo exemplos e sugestões de ações para os participantes. Foi uma ótima experiência tanto para a minha formação profissional e quanto pessoal”, finaliza Camila.

A IBU tem buscado se colocar na liderança entre as entidades esportivas internacionais sobre temáticas extremamente relevantes para a sociedade atual, abordando temas complexas de maneira bastante estruturada, de forma positiva e propositiva.

Além do Seminário sobre igualdade de gênero, a entidade lançou recentemente seu Desafio pelo Clima com o objetivo de conectar um estilo de vida ativo com ação pró-clima.