Entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro ocorre a COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, com a presença dos principais líderes mundiais, tanto do meio público como privado, e que busca estabelecer medidas para controlar as mudanças climáticas.

Durante um momento crucial para todo o planeta, as federações esportivas de neve FIS – Federação Internacional de Ski e IBU – União Internacional de Biathlon, às quais a CBDN é afiliada, e que administram os esportes de neve em nível mundial, reafirmaram seu compromisso para estabelecer medidas para combater as mudanças climáticas.

“Os esportes de neve tem íntima relação com a natureza, assim a CBDN e as entidades dirigentes dos esportes de neve internacionalmente estão há diversos reforçando a importância de um mundo saudável e sustentável para que as futuras gerações possam também desfrutar desses esportes fantásticos. Essas ações culminam agora, nos compromissos firmados pelas federações internacionais dos esportes de neve para neutralizar os impactos da prática esportiva na neve”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN.

FIS busca se tornar a primeira Federação Esportiva Internacional pró-clima em 2022

A Federação Internacional de Ski anunciou no dia 09 de novembro que tomará os passos necessários para se tornar a primeira Federação Esportiva Internacional pró-clima em 2022, por meio da Iniciativa Floresta Tropical FIS.

A iniciativa busca diminuir a pegada de carbono da FIS por meio de projetos de conservação de florestas tropicais, inicialmente nas comunidades peruanas Ashaninka, no Amazonas.

“Era uma prioridade para mim quando fui eleito presidente da FIS em fazer um impacto imediato e significativa na sustentabilidade do nosso esporte” disse o presidente da FIS, Johan Eliasch.

“Não é apenas um dever que temos como bons cidadãos do mundo, mas hoje se tornou um pré-requisito para ser um esporte atrativo, particularmente para as gerações jovens”, completou.

A Iniciativa Floresta Tropical FIS busca prevenir futuro desmatamento equivalente às emissões de carbono estimadas que são geradas pelas atividades anuais da federação.

Assim, a FIS está pro ativamente contribuindo em reduzir o desmatamento com o projeto que não apenas investe nessa ação, mas busca trazer saúde, educação, e investimentos na produção de cacau e da comunidade em parceria com a nação Ashaninka no Peru.

Além disso, a sustentabilidade é o ponto focal do novo estatuto da FIS, que diz:

  • A FIS considera que a proteção e a preservação do meio ambiente são de grande importância;
  • A FIS deverá usar esforços para conduzir suas atividades de uma maneira amigável ao meio ambiente, minimizar sua pegada de carbono e buscar ter uma pegada de carbono neutra.

Saiba mais sobre a iniciativa da FIS

IBU se junta à Corrida ao Zero

No dia 03 de novembro, a União Internacional de Biathlon se juntou à iniciativa Corrida ao Zero (Road to Zero) como mais uma ação em seu compromisso em fazer que o Biathlon seja líder em promover a sustentabilidade no esporte.

A Corrida ao Zero é uma campanha global para engajar a liderança e apoio de negócios, cidades, regiões, investidores e outras organizações para se juntar a 120 países na maior aliança em alcançar emissões zero de carbono até, pelo menos, 2050.

A IBU se juntou à campanha como assinante da Esportes pela Ação Climática das Nações Unidas, que é uma parceira oficial da Corrida ao Zero.

“A IBU está contente em se juntar à iniciativa Corrida ao Zero que busca mudanças positivas por meio de objetivos sustentáveis tangíveis e significativos. Em nossa estratégia institucional até 2030, a IBU já se comprometeu em reduzir a pegada de carbono do Biathlon em 50% e se tornar um esporte neutro ao clima até 2030. Então, se juntar à Corrida ao Zero era o próximo passo lógico em nossa jornada de sustentabilidade, o que demonstra nosso compromisso firme em tomar ações concretas para combater as mudanças climáticas”, comentou Olle Dahlin, presidente da IBU.

Desde o lançamento de sua nova política de sustentabilidade em outubro de 2020, a IBU já tomou uma série de medidas para reforçar seu combate às mudanças climáticas.

Entre as ações realizadas, está o Desafio de Biathlon pelo o Clima, realizado em abril de 2021, que resultou em um total de 100 mil árvores a serem plantas em Madagascar, pelo projeto Eden Reforestation.

Saiba mais sobre a nova parceria da IBU