No dia 4 de junho, a FIS – Federação Internacional de Ski, por meio do seu Congresso, elegeu Johan Eliasch como o novo presidente da federação, assumindo com a renúncia do atual presidente Gian Franco Kasper, que tinha mandato até 2022.

Em uma eleição com quatro candidatos, Johan Eliasch foi eleito como o novo presidente após apenas uma rodada de votações, conquistando a maioria dos votos possíveis (65 votos ou 54,82%). O segundo lugar ficou com Urs Lehmann, seguido de Sarah Lewis e Mats Arjes.

“Eu estou incrivelmente honrado em ter sido escolhido como seu presidente”, disse Eliasch ao congresso. “Eu quero agradecer à FIS por ter organizado um Congresso virtual tão profissional. Eu também gostaria de expressar minha gratidão a Gian Franco Kasper, que conheço há anos. Nós não estaríamos todos aqui se não fosse por ele”.

“Eu serei um presidente engajado, de mente aberta e transparente, que representará todas as nações e modalidades, e agora, vamos trabalhar”, acrescentou.

Além da eleição presidencial, o Congresso elegeu o Conselho formado por 16 membros, além de 2 Representantes dos Atletas no Conselho. Confira aqui a lista completa dos eleitos.

Ambos o Presidente e o Conselho servirão seus mandatos até o próximo Congresso Ordinário da Federação Internacional de Ski, que acontecerá no fim do primeiro semestre de 2022.

Além das eleições, destaca-se a adoção do Manifesto Mainau, que servirá como documento de orientações de sustentabilidade para a FIS nos próximos anos. O manifesto havia sido atualizado recentemente durante o último Fórum Mainau.

Novos países também foram aprovados como membros associados da federação. São eles: Cabo Verde, Emirados Árabes Unidos, Panamá, Tanzânia e Vanuatu.