Este ano, a temporada de Rollerski continuou após o fim do Circuito Brasileiro de Rollerski. Precedidas por um training camp de uma semana, três provas foram realizadas no Parque Eco Esportivo Damha, entre os dias 16 e 18 de dezembro. A última competição de Rollerski do ano contou com a participação de nove atletas brasileiros.

“Essa última competição realizada em São Carlos encerra o ano de alguns atletas que não viajarão para a Europa nessa temporada, e encerra o período pré-competitivo dos atletas que irão representar o Brasil em competições internacionais durante o inverno boreal na Europa”, explicou Leandro Ribela, Coordenador Técnico de Ski Cross Country na CBDN.

O atleta Olímpico Victor Santos foi o vencedor da competição, conquistando o primeiro lugar em todas as três provas, que presenciaram grande competitividade entre os atletas presentes, com desempenho cada vez mais destacado e competitivo dos jovens atletas.

A prova de Mass Start Clássico (16/12) presenciou uma disputa acirrada. Claudio Gustavo Oliveira ficou em segundo lugar, apenas 8 centésimos atrás de Victor Santos. Yuri Rocha finalizou a prova em terceiro lugar.

Na prova de Sprint (17/12), Yuri Rocha alcançou o segundo lugar na qualificatória, apenas 13 centésimos à frente de Claudio Gustavo Oliveira. Porém, na final as posições trocaram, com Claudio Gustavo conquistando o segundo lugar enquanto que Yuri Rocha finalizou em terceiro.

Por fim, na prova de Distance Freestyle (18/12), o segundo lugar foi conquistado por Claudio Gustavo Oliveira, enquanto que a terceira colocação ficou com Wilbert Rodrigues.

Victor Santos quebra novamente um recorde nacional

Além de conquistar o primeiro lugar em todas as provas da competição, Victor Santos também quebrou um recorde nacional durante a prova de Distance.

Com o tempo de prova de 24min49s8, Victor Santos alcançou a marca de 93.15 pontos FIS (quanto menos pontos menor), superando a seu próprio recorde conquistado durante a Etapa de Novembro do Circuito Brasileiro de Rollerski de 2020; na ocasião, Victor Santos havia alcançado a marca de 99.11 pontos FIS.

“Os resultados mostram a boa fase e a boa preparação que o Victor Santos tem feito buscando essa boa performance no mundial”, comentou Leandro. Victor Santos competirá no campeonato mundial de Ski Cross Country em busca de vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. “Isso mostra que ele está no caminho certo”, acrescentou Leandro.

Competições Nacionais de Rollerski terminam com balanço positivo em 2020

A pandemia de Covid-19 afetou os esportes em todo o mundo, paralisando competições esportivas em todas as modalidades. As competições de Rollerski no Brasil, não fugiram dessa dura realidade, e foram também afetadas por esse evento global sem precedentes recentes.

“O balanço da temporada de Rollerski foi bem positivo, apesar das dificuldades no início do ano, em relação a retomada dos treinos, em função da pandemia, como a restrição dos espaços disponíveis de treinamentos”, explicou Leandro.

Para o técnico, a realização das competições do Circuito Brasileiro de Rollerski no fim do ano motivaram os atletas após o desanimo e incertezas do início de ano atípico. “Conseguimos retornar à rotina normal de treinamento e realizar as etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski, o que motivou muito os atletas nesse final de ano para seguir firme nos treinamentos e buscando as suas melhores performances”, completou.

Não deixe de conferir todos os resultados do Circuito Brasileiro de Rollerski 2020!