A equipe brasileira de Biathlon participou da etapa da IBU Cup realizada entre os dias 13 e 15 de janeiro em Pokljuka, na Eslovênia. Ao todo, quatro atletas integraram a delegação brasileira na competição de Biathlon: Gabriela Neres, Matheus Vasconcellos, Mirlene Picin e Victor Santos.

Primeiro dia

A primeira prova em solo esloveno foi a de 12,5 km Short Individual feminina. Gabriela Neres e Mirlene Picin foram as representantes brasileiras. Gabriela terminou a prova na 75ª colocação, com um tempo de 48min06seg5. Mirlene não completou a prova. A grande vencedora da prova de 12,5 km foi a italiana Hannah Auchentaller, com Hanna Kebinger (ALE) e Paula Botet (FRA) fechando o pódio.

Segundo dia

No dia 14 foi realizada a prova masculina de Sprint. Matheus Vasconcellos foi o 95º colocado, com um tempo de 33min32seg8. Já Victor Santos fez um tempo de 36min02seg8 e terminou a prova na 98ª posição. Sindre Fjellheim Jorde (NOR) venceu a prova, Lucas Fratzscher (ALE) foi o segundo colocado e Vebjoern Soerum (NOR) terminou na 3ª posição.

Mais tarde no mesmo dia, Gabriela Neres e Mirlene Picin participaram da prova feminina de Sprint. Gabriela Neres terminou a prova na 81ª posição com um tempo de 29min33seg9 e Mirlene Picin foi a 84ª colocada com um tempo de 30min48seg9. A vencedora da prova foi a alemã Hanna Kebinger, com Karoline Erdal (NOR) na segunda colocação e Michela Carrara (ITA) no terceiro lugar.

Terceiro dia

No último dia de provas, foram realizadas mais provas de Sprint. Primeiro a masculina e depois a feminina.

A prova masculina foi vencida por Vebjoern Soerum (NOR), com Aleksander Fjeld Andersen (NOR) e Lucas Fratzscher (ALE) fechando o pódio. Victor Santos terminou a prova na 107ª posição, com um tempo de 36min33seg1.

Na prova feminina, Gabriela Neres foi a 83ª colocada com um tempo de 30min04seg4 e Mirlene Picin terminou a prova em 29min46seg3, ficando uma posição acima de Gabriela. O pódio desta prova foi composto por Paula Botet (FRA) em 1º, Hanna Kebinger (ALE) em 2º e Lisa Maria Spark (ALE) em 3°.

Confira os resultados completos!

“Em Polljuka, tivemos condições muito boas com uma pista digna de copa do mundo: exigente fisicamente com muitas subidas e com muitos elementos técnicos com curvas em alta velocidade.
Temos muito a trabalhar, principalmente no tiro, e de agora em diante, foco total no europeu de biathlon na Suíça, que promete ser um evento incrível.” comenta Mirlene Picin.

“Nossa reta final será a IBU Cup de Obertilliach, e depois fecharemos com uma Copa do Mundo de Cross-Country em Dobiacco, e no final de fevereiro, nosso principal evento: o mundial em Planica na Eslovênia.” completa a atleta.

“Minha experiência de voltar a competir biathlon depois de 3 anos foi de muita emoção e nervosismo, pois o biathlon tem muitas regras e relembrar todas em poucos dias, exige mais esforço, porém com a minha felicidade de estar novamente na neve e atirando, deixou tudo mais motivador e interessante. Nos meus treinos eu estou conseguindo pegar o ritmo de bons tiros, na competição ainda estou me adaptando, mas eu senti uma evolução enorme desde a primeira competição para a minha última prova na Eslovênia.” disse Gabriela Neres após competir em Pokljuka.

Após competirem em Pokljuka, na Eslovênia pela IBU Cup, os atletas brasileiros do Biathlon se preparam para competir na Open European Championships em Lenzerheide, na Suíça, no final do mês de janeiro.

Leia também:

NEBAR realiza a primeira Ski Week de 2023!

Noah Bethonico conquista dois top 10 na NorAm Cup de SBX