No dia 22 de abril, durante o Dia da Terra, a IBU – União Internacional de Biathlon anunciou o Desafio de Biathlon para o Clima (Biathlon Climate Challenge), estipulando a meta de plantar 100 mil árvores. O desafio começou no dia 1º de maio.

Como parte da estratégia da IBU, definida no Target 26, o desafio é o primeiro passo da organização para buscar a neutralidade climática até 2030 e para estabelecer o Biathlon como líder na promoção da sustentabilidade no meio esportivo.

Os participantes do desafio poderiam se juntar aos 10 diferentes times, cada um liderado por um grande atleta do Biathlon, e praticar qualquer atividade física utilizando o aplicativo Active Giving, parceira da IBU no desafio.

O aplicativo convertia a distância percorrida ou as calorias queimadas durante as atividades físicas em árvores plantadas para o projeto de reflorestamento do desafio. Com mais de 8 mil participantes, o desafio alcançou a meta definida em menos de um mês (após apenas 25 dias do começo do desafio).

Os participantes percorreram uma distância acumulada de 618.595 quilômetros, queimando um total de 32.369.652 calorias. O time liderado pela alemã Franziska Preuss alcançou a maior quantidade de árvores plantadas, com cerca de 25 mil árvores.

Apoiado pelo desafio, o plantio de árvores será feito pela Eden Reforestation Projects, que plantará árvores em seu projeto de reflorestação em Madagascar, um dos seus principais locais de atuação.

A missão da Eden é de providenciar trabalho com pagamento justo para vilarejos desfavorecidos economicamente, tornando-os agentes de reflorestação. Assim, o projeto promove a integração dos projetos de reflorestação nas comunidades. A IBU se compromete em manter o público informado sobre o progresso realizado.