Nesta quarta-feira, 20/02, Jaqueline Mourão reforçou, mais uma vez, seu nome no esporte na neve brasileiro. Em prova qualificatória do Mundial de Ski Cross Country, a atleta conquistou o segundo lugar e trouxe mais uma medalha para o Brasil.

Na prova qualificatória de hoje, de Distance (5km), Jaqueline dividiu o pódio com a chinesa Honglian Meng – primeira colocada – e com a australiana Katerina Paul – terceira colocada.  O Mundial de Ski Cross Country começou ontem (19/02),  em Seefeld – Áustria, e ocorre até 03/03. Com este resultado, Jaqueline pode competir todas as outras provas do Mundial.

“A prova foi muito boa, estou me sentindo muito forte e é muito bom ver todo o trabalho de treinamento dando resultado. Competi bastante nos Estados Unidos e Canadá esse ano, provas com níveis muito alto, e acredito que melhorei muito”, conta Jaqueline Mourão.

Essa foi a quarta vez que a atleta participa da prova qualificatória do Campeonato Mundial, que foi introduzida no Campeonato Mundial de 2011, tendo garantido a classificação para todas as provas do evento em 3 das 4 participações. Em 2019, a atleta que possui 6 participações Olímpicas em 3 esportes distintos, conquista seu melhor resultado em provas qualificatórias, com a inédita medalha de prata e 165,88 pontos FIS.

“O desempenho da Jaqueline é realmente incrível. A atleta que chegou aos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 em sua melhor forma física e técnica, mostra que seu planejamento tem sido muito bem conduzido pelo treinador Guido Visser, alcançando seu melhor desempenho em provas qualificatórias do Campeonato Mundial Nórdico”, comenta Pedro Cavazzoni, Superintendente Técnico da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

O destaque de hoje, Jaqueline, complementa: “o time do Brasil está muito bom, os dois preparadores trabalharam juntos e a sintonia da nossa equipe está incrível”.

Brasil na neve: saiba mais da participação da equipe nacional no Mundial

Além da participação de Jaqueline Mourão, hoje também houve a prova qualificatória masculina de Distance nas pistas da Áustria. Victor Santos e Yuri Rocha foram os representantes do Brasil.

O atleta olímpico Victor Santos garantiu um top 20 e não apenas obteve o seu melhor desempenho em prova na Europa, como também é o melhor resultado nacional masculino em provas qualificatórias de Mundial, com 186,66 pontos FIS, superando a marca de 214.72 pontos FIS estabelecida por Leandro Ribela no Mundial da Itália em 2013. Yuri Rocha, estreante em mundiais, por sua vez, ficou em 35º lugar e 250.07 pontos FIS, melhor resultado de sua carreira na neve.

A qualificatória de Sprint ocorre amanhã, 21/01, e os atletas brasileiros que competirão são: Jaqueline Mourão, Victor Santos, Rhaick Bonfim e Matheus Vasconcellos. “Temos atletas fortes nessa disciplina, incluindo o Matheus, que quebrou o recorde brasileiro nessa temporada. Boas expectativas para resultados interessantes”, explica Caio Freixeda, gestor do Ski Cross Country da CBDN.

Temporada Boreal 2018/19

Augustinho Teixeira se destaca em prova FIS e se consagra campeão brasileiro de Halfpipe
Com participação de Matheus Vasconcellos, Brasil se destaca em Mundial Júnior e Juvenil de Biathlon