No duelo sul-americano da prova organizada pela Argentina, atleta ainda foi ao pódio com o bronze

 

A disputa por medalhas no Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country, pelo menos na categoria Adulto Masculino, se encerrou no último dia 17, em Ushuaia (Argentina). E o topo da prova de Distance 10km, estilo livre, ficou para o experiente esquiador Leandro Lutz, que superou os irmãos Victor Santos e Paulo Santos. Lutz, agora, se junta ao jovem Lucas Lima, que já havia se tornado campeão brasileiro de Sprint desta temporada.

Realizada em pista normalmente utilizada para a modalidade de Ski Alpino, a prova foi organizada pela Argentina e homologada pela Federação Internacional de Ski (FIS). Novidade para a maioria dos atletas, senão todos, a dificuldade pelo “reconhecimento” de um novo terreno em meio às disputas foi comentada pelo campeão Leandro Lutz.

“A principal dificuldade acredito que não foi exatamente durante a prova, e sim na incerteza de como seria o circuito, como estaria a condição da neve. Era um local novo, em que ninguém havia esquiado ainda”, pontuou Lutz.

Levando em conta o ranqueamento por pontos FIS, parâmetro adotado pela Federação Internacional de Ski (FIS), atletas de Brasil, Argentina, Equador, Venezuela e até mesmo Portugal foram ordenados na largada inicial, intervalada e individualmente. Como para o ranking geral internacional de Ski Cross Country, quanto menor a pontuação do atleta, melhor sua classificação, Matias Zuloaga (Argentina) e Victor Santos (Brasil) foram o último e penúltimo a largarem, respectivamente. Isso porque para largadas de Distance, a ordem segue a lógica dos melhores ranqueados por último.

O que se viu durante a prova, porém, pelo menos entre os brasileiros, foi a ascensão de Leandro Lutz. Quinto melhor atleta na disciplina antes do início da prova por seu ranqueamento, o experiente atleta fez prova intensa do começo ao fim. Esquiador natural de Joinville-SC, Lutz não só faturou o título de Campeão Brasileiro de Distance no Ski Cross Country, mas também um lugar entre os três melhores sul-americanos da disputa, logo após os argentinos Zuloaga e Pablo Chichero.

“A prova foi muito boa, me senti muito bem e esquiei conforme o planejado, tudo isso fruto da minha preparação e periodização junto ao meu treinador americano Bjorn Hanson que me acompanha diariamente. Preparei alguns pares de esquis e a escolha do mais acertado para a prova foi excelente. A junção de periodização de treinamento, boas condições físicas e ótimo material me propiciaram lograr o 1° lugar no Campeonato Brasileiro de Distance e 3° lugar no Geral”, comentou Lutz.

Agora, Lutz, além de boa parte dos atletas brasileiros voltam suas atenções para nova fase de preparação em solo nacional. No fim do mês, viajam novamente, desta vez para Termas de Chillán (Chile), onde competem em novas provas internacionais. Para os atletas das categorias feminina júnior e adulta, e também júnior masculina, o desafio, além de sul-americano, será também a disputa pelas medalhas do Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country em suas respectivas categorias.

Classificação final – Prova de Distance 10km, estilo livre
XIII Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country – Masculino Adulto

1º Leandro Lutz
2º Victor Santos
3º Paulo Santos

Disputa internacional
1º Matias Zuloaga (Argentina)
2º Pablo Chichero (Argentina)
3º Leandro Lutz (Brasil)