Crédito foto em destaque: Alexandre Castello Branco/COB

A atleta mais Olímpica do Brasil, Jaqueline Mourão, foi escolhida para compor a dupla que levará a bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022. A abertura está prevista para acontecer no dia 4 de fevereiro, sexta-feira.

Jaqueline Mourão fará dupla com Edson Bindilatti, atleta brasileiro de Bobsled. Ambos são recordistas de participações em Jogos Olímpicos de Inverno, e os Jogos de Beijing 2022 serão a quinta participação dos atletas no evento.

“Dois atletas com uma carreira exemplar, dentro e fora das competições. Sempre procurando evoluir em seus resultados, com uma dedicação ímpar e muita vontade de ser exemplo para as próximas gerações. Não é à toa, a longevidade de ambos competindo em alto rendimento, chegando à quinta edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Acho que a indicação mostra um equilíbrio e valoriza todos os segmentos: um representando o esporte masculino, outra o feminino; uma da neve, e outro do gelo. Eu me senti muito honrado em ser o portador dessa notícia porque a escolha não poderia ter sido mais feliz”, disse Anders Pettersson, presidente da CBDN e chefe da Missão Beijing 2022.

Jaque vai largar em sua oitava edição dos Jogos Olímpicos: além das cinco últimas de Inverno, que disputou no Ski Cross Country, a esquiadora também o Biathlon de Inverno em 2014 e Atenas 2004, Pequim 2008 e Tóquio 2020 no ciclismo MTB. São oito Olimpíadas em 3 esportes diferentes.

Fora das pistas, ela concorre a uma vaga na Comissão de Atletas do COI que será definida ao fim de Pequim 2022 e já integra as Comissões de Atletas do COB, da CBC e da CBDN.

“Estou muito emocionada em carregar a bandeira do Brasil de novo, marcando esse meu recorde de 8 participações em Jogos Olímpicos e num momento em que me sinto muito bem tecnicamente, fazendo os meus melhores resultados recentemente. E fazendo história mais vez porque agora vou estar carregando a bandeira junto com o Edson, um pioneiro dos esportes de inverno assim como eu. Só tenho a agradecer a indicação. Sinto um orgulho incrível e estou muito honrada”, disse Jaqueline.

Isabel Clark, atleta Olímpica brasileira que conquistou o melhor resultado do país em Jogos Olímpicos de Inverno (na ocasião, a conquista do nono lugar no Snowboard em Turim, 2006), e porta-bandeira do país em 2006 e 2010, comentou sobre a emoção de tal responsabilidade:

“Jaqueline Mourão com sua incrível dedicação, esforço e paixão pelo esporte, vai levar com amor a nossa linda bandeira na cerimônia de abertura das olimpíadas de inverno de Beijing. Levar a nossa bandeira é uma sensação única, lembro da imensa emoção que foi quando levei a primeira vez em Torino! Jaque, o Brasil está com você!”, declarou Isabel.

Ser porta bandeira é uma honra inesquecível, como comenta Mirella Arnhold, atleta Olímpica de Ski Alpino e porta bandeira nos Jogos de Salt Lake City em 2002:

“Carregar a bandeira brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake 2002 foi uma honra e um orgulho enormes, além de um dos momentos mais marcantes e emocionantes de toda a minha vida. Eu tinha apenas 18 anos e, apesar de baixinha, lembro-me de erguer a bandeira bem alto pois queria mostrar para todos que o Brasil também estava lá. Fui escolhida porta-bandeira por ter sido a primeira mulher brasileira a se classificar para uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, um momento especial e único de coroação de muitos anos de dedicação, comprometimento e sacrifícios que espero que, mesmo hoje 20 anos depois, possa ainda inspirar futuras gerações.”, comenta Mirella que competiu nos Jogos de 2002 e 2006 no Ski Alpino.

Uma curiosidade a se destacar é que a dupla, Jaqueline e Edson, já foi porta-bandeira em outras edições dos Jogos Olímpicos de Inverno. Jaqueline foi a porta-bandeira na abertura dos Jogos de 2014, em Sochi (Rússia), e Edson foi o porta-bandeira dos Jogos de 2018, em PyeongChang (Coreia do Sul). Agora, ambos compõem a dupla que carregará a bandeira nesta edição.