Com a equipe definida para os Jogos Olímpicos de Inverno nesta segunda (22) em três modalidades de neve diferentes, o Brasil será representado a partir do dia 09 de fevereiro na Coréia do Sul por Isabel Clark (Snowboard), Michel Macedo (Ski Alpino), Victor Santos (Ski Cross Country) e Jaqueline Mourão (Ski Cross Country). Enquanto Clark e Mourão chegam no auge de sua forma física e performance para a quarta participação nos Jogos, Macedo e Santos são os destaques da nova geração dos esportes de neve.

 Já classificado há alguns dias no Ski Alpino, Michel Macedo, de apenas 19 anos, é uma das novas caras dos esportes de neve do Brasil. Classificado pelo índice A, que dá direito ao atleta de participar de todas as provas da modalidade, Macedo será presença confirmada em 4 das 5 disputas (Slalom Gigante, Slalom, Super G e Super Combinado). Junto a ele, Victor Santos também faz sua estreia no evento principal dos Jogos Olímpicos no Ski Cross Country – Macedo disputou em 2016 os Jogos Olímpicos da Juventude -. Após superar seu companheiro de equipe Lucas Lima por apenas 0,6 pontos ou 0,32%, Santos, de 20 anos, talento do Projeto Social Ski na Rua, se garantiu para a disputa dos 15km estilo livre.

Além de Victor Santos e Michel Macedo, Jaqueline Mourão e Isabel Clark serão a outra metade da equipe, caracterizada pela experiência e bagagem de outras edições. Pela 4ª vez classificadas aos Jogos, as atletas desembarcarão no auge físico e técnico de suas carreiras. Se Clark chega credenciada por estar entre as 15 melhores atletas do mundo no Snowboard Cross, Mourão fará história com sua 6ª classificação olímpica, contando 4 de inverno e duas de verão, se igualando a Formiga (futebol) e a Robert Scheidt (vela), para a disputa dos 10km estilo livre.

“Trabalhamos todo o ciclo focados em nosso planejamento de longo prazo, e para PyeongChang 2018, começamos a colher excelentes resultados. Essa será a delegação brasileira de maior nível técnico, sendo que todos os atletas são os atuais recordistas brasileiros de suas modalidades, e chegarão aos Jogos no pico de sua performance esportiva na carreira. Além disso, vale ressaltar a intensa disputa para ocupar essas vagas. No Cross Country o Brasil teve, pela primeira vez em sua história, 10 atletas que alcançaram o índice Olímpico, sendo a diferença entre Victor Santos e Lucas Lima, de apenas 0,6 pontos. No Ski Alpino, a disputa entre Michel Macedo e Guilherme Grahn, terminou com uma diferença mínima de pontos, de 0,05. Destaque também para Jaqueline Mourão, que se torna a primeira atleta brasileira com 6 classificações olímpicas em 3 esportes diferentes e para Isabel Clark que consolidou sua posição entre as 15 melhores atletas do mundo”, comentou Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN.

“Estamos muito contentes com a dedicação dos nossos atletas e suas respectivas comissões técnicas multidisciplinares, o que culminou na classificação de quatro atletas em 3 modalidades esportivas, em 7 provas distintas em PyeongChang 2018. Destaque para a Isabel que vai para sua 4ª participação em Jogos Olímpicos, confirmando a vaga como top 20 do mundo e a Jaqueline, que vai para sua 6ª participação sendo a única brasileira a participar de 6 jogos entre inverno e verão em três modalidades distintas. O Michel terá o direito de participar de quatro provas distintas fato que não ocorre desde 2006 e o Victor teve uma acirrada disputa com o Lucas Lima pela vaga, tendo vencido por apenas 0,6 pontos ou 0,32% de vantagem”, pontuou Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve e Chefe de Missão da delegação brasileira em PyeongChang.

Delegação ao todo terá 9 atletas

Além dos 4 representantes dos esportes de neve, a delegação brasileira contará ainda com outros 5 atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, sendo eles Isadora Williams (patinação artística); Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins (bobsled), e Erick Vianna (reserva do bobslead.

Os Jogos Olímpicos de Inverno acontecem PyeongChang (Coréia do Sul), entre 09 e 25 de fevereiro.