A equipe brasileira de Para Ski Cross Country participou da Copa do Mundo da modalidade realizada em Ostersund (Suécia) como parte de sua preparação para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022.

Formada pela atleta Aline Rocha e pelos atletas Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Vinicius dos Santos, a equipe participou das provas de Middle Distance e Sprint realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro, respectivamente, e conquistaram grandes resultados.

Durante a prova de Middle Distance, Aline Rocha já havia conquistado uma medalha de bronze, e os atletas do masculino tinham alcançado bons resultados.

Na prova de Sprint, Aline conquista mais uma medalha e brasileiros alcançam melhores resultados da carreira

Na disputa da prova de Sprint, realizada no dia 28 de janeiro, os atletas brasileiros conquistaram grandes resultados.

Na qualificatória feminina, Aline Rocha quebrou o recorde brasileiro feminino, e o seu pessoal, e finalizou em primeiro com 0,00 pontos IPC (no Cross Country, quanto menos pontos melhor é o resultado conquistado pelo atleta).

Na final, a atleta fez uma excelente prova e finalizou com a medalha de Bronze. A medalha de ouro e de prata ficaram com as americanas Oksana Masters e Kendall Gretsch.

“Hoje a pista estava ótima, mais rápida e o percurso também mais plano. Forcei mais a qualificatória para tentar uma boa pontuação e me surpreendi com o resultado, e ainda consegui o bronze. Estou muito feliz”, comemorou Aline.

No masculino, excelentes resultados dos brasileiros que competiram. Guilherme Rocha avançou a bateria semifinal, terminando a bateria na 6ª colocação e a prova na 12ª colocação.

Robelson e Wesley terminaram a prova na 14ª e 15ª colocações, respectivamente, todos abaixo de 70 pontos IPC. Guilherme Rocha e Wesley ainda quebraram seus recordes pessoais de pontos, com 41.58 e 55.12, respectivamente.

“Entrei muito confiante na prova de sprint, sabendo que conseguiria ter um bom desempenho, consegui e garanti a última vaga para a semifinal. Creio que consegui bons resultados, estou feliz, mas não satisfeito ainda. Agora preciso acertar os pequenos detalhes para os Jogos Paralímpicos”, disse Guilherme.

“O resultado de hoje, na prova de Sprint, foi surpreendente, principalmente pelo inédito 0 pontos. Agora, encerradas as competições preparatórias, seguiremos para Itália para o último período de treinamento antes dos Jogos Paralímpicos”, comentou Fernando Orso,  treinador da equipe de Para Ski Cross Country.

Os atletas seguem agora rumo à Itália onde farão a preparação final antes dos Jogos Paralímpicos.