Entre os dias 13 e 22 de janeiro, foi realizado o Mundial de Para Ski Cross Country em Lillehammer (Noruega). A menos de dois meses para o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, o Mundial, que acontece a cada dois anos, é tido como o principal evento depois dos Jogos Paralímpicos, e é fundamental para os atletas brasileiros se prepararem para as intensas disputas de Beijing 2022.

Aline Rocha e Cristian Ribera, dois dos cinco atletas convocados para Beijing 2022, participaram do Mundial. E o que parecia ser apenas uma preparação se tornou em uma participação histórica.

Os brasileiros disputaram provas nos dias 13, 18 e 22 de janeiro e conquistaram resultados históricos. Confira os resultados.

Bons resultados no primeiro dia de provas

No primeiro dia de provas do Mundial, dia 13 de janeiro, Aline e Cristian participaram da prova de Middle Distance.

Aline Rocha completou a prova com o tempo de 29min26s6, conquistou a 5ª colocação e ficou a menos de 1 minuto do pódio. A vencedora foi a americana Kendall Gretsch, que finalizou a prova com o tempo de 26min57s6.

No masculino, Cristian Ribera finalizou a prova com o tempo de 34min22s5, conquistando o 8º lugar e também a menos de 1 minuto do pódio. O vencedor da prova no masculino foi o russo Ivan Golubkov, com o tempo de 31min22s7.

Os resultados do primeiro dia foram destacados pelo coordenador Técnico da equipe de Ski Cross Country, Leandro Ribela:

“Cristian e Aline fizeram provas bem consistentes, dentro do que esperávamos para o momento da temporada. Ambos já incorporaram elementos importantes da preparação e conseguiram executá-los com propriedade na prova de hoje. Porém ainda há espaço para refiná-los e explorar outros, que podem ajudá-los a melhorar ainda mais o desempenho”, comentou o treinador.

Aline conquista 4º lugar no segundo dia de provas

Aline e Cristian voltaram às pistas no dia 18 de janeiro para disputar a prova de Long Distance.

No masculino, Cristian Ribera fez novamente uma excelente prova na competição. Com o tempo de 50min49s5, o brasileiro conquistou a 6ª colocação e ficou apenas 20 segundos do pódio.

Já no feminino, Aline conquistou sua melhor pontuação em competições já realizadas e cravou um novo recorde brasileiro.

Com o tempo de 48min47s9, Aline conquistou 26.24 pontos IPC (no Cross Country, quanto menos pontos, melhor é o resultado conquistado) em sua performance e a 4ª colocação. Além disso, Aline ficou apenas 30 segundos atrás da bielorussa Valiantsina Shyts, que finalizou no 3º lugar.

“Estou muito feliz com o resultado de hoje. Me senti muito bem durante a prova. Consegui manter um bom ritmo em todas as voltas. O esqui também foi uma boa escolha entre os dois que o Federico escolheu. A pista estava muito rápida também”, comemorou Aline na ocasião.

Cristian conquista medalha de prata inédita no Mundial no último dia de provas

No fim do Mundial de Lillehammer, no dia 22 de janeiro, foram realizadas as provas de Sprint. A disputa contou com históricas e emocionantes participações dos atletas Cristian Ribera e Aline Rocha.

Após terminar em primeiro na qualificatória e na semifinal, quebrar o recorde pessoal e brasileiro, Cristian Ribera levou a histórica medalha de prata, conquistando a primeira medalha brasileira em mundiais de esportes de inverno.

A final começou disputada entre o brasileiro Cristian, os russos Golubkov e Britik, e o italiano Romele, e se estendeu até a reta final. Com o russo Golubkov pouco à sua frente, a briga ficou pela segunda colocação. Entrando na reta final na quarta colocação, o atleta brasileiro mostrou toda sua força e técnica, ultrapassando os atletas dos outros países e finalizando a prova com a conquista do histórico Vice-Campeonato Mundial. O russo Britik completou o pódio, na terceira colocação.

Além da histórica medalha, esse também é o primeiro resultado da história do Brasil de 0.00 pontos IPC, conquistado justamente pela primeira colocação de Cristian nas qualificatórias e semifinais.

“Hoje o dia foi perfeito, a neve estava muito rápida apesar do clima não estar tão perfeito, a escolha dos skis foi sensacional, estavam voando, e até por isso quero agradecer ao nosso encerador Fede Cichero pelo ótimo trabalho e claro a toda equipe também, me senti muito bem na qualificatória, consegui controlar bem o ritmo na semi, e a final foi sensacional, muito estratégica e muita emoção no final. Foi perfeito!”, celebrou Cristian após sua conquista.

No feminino, encarando o mesmo percurso, Aline Rocha não decepcionou e classificou para as baterias finais, com a marca de 3min02s53. Na semifinal, a atleta enfrentou uma forte bateria pela frente, terminando a bateria na 5ª colocação e a prova na oitava colocação.

O Supervisor Técnico da CBDN, Gustavo Haidar, resumiu a campanha histórica:

“A CBDN vem trabalhando durante todo o ciclo para propiciar as melhores condições para os atletas. O Mundial, que é um dos eventos mais importantes do ciclo paralímpico, foi importantíssimo para colocarmos em prática tudo que foi trabalhado com a equipe multidisciplinar e os atletas, e alinharmos os últimos ajustes antes dos Jogos. A equipe toda está de parabéns pelo trabalho e pelo histórico resultado!”

Agora, a próxima competição de Aline é a Copa do Mundo de Ostersund, na Suécia, nos dias 27 e 28 de janeiro, quando se junta ao resto da equipe brasileira. Cristian mantém sua preparação em Lillehammer e segue para Livigno, na Itália, onde a equipe inteira se reúne para finalizar a preparação para os Jogos Paralímpicos de Inverno.