O jovem atleta brasileiro da equipe de Ski Cross Country, Manex Silva, realizou dois training camps na Europa no mês de agosto com foco em sua preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing (China).

Entre os dias 9 e 15 de agosto, Manex treinou em Font Romeo (França). Já o segundo training camp do atleta aconteceu em Bessans (França), entre os dias 23 e 29 de agosto. Durante os treinamentos, o atleta foi acompanhado pelo treinador Julen Garjon proporcionando um período de intensificação de treinamentos com alta qualidade e controle.

“Foram duas semanas em altitude, acumulando muitas horas de treinamento. Houve treinos longos e treinos intensos. Eu acho que esse tipo de treinamentos são de qualidade e muito importantes para poder melhorar o rendimento. Estou feliz porque meu corpo respondeu bem a este ritmo de treino e estou muito motivado para as competições. As minhas expectativas para o Circuito de Rollerski são altas, estou me preparando para ganhar todas as competições possíveis. Essa é a minha meta!”, comentou Manex.

Treinamentos são parte importante do planejamento e são apoiados pelo Programa de Preparação Olímpica

Os training camps realizados por Manex Silva são parte importante do seu planejamento esportivo para a temporada 2021/2022 onde o atleta busca sua classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, após ter quebrado todos os recordes do Cross Country brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2020. 

Os treinamentos foram financiados pelo Programa de Preparação Olímpica do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, que visa apoiar atletas brasileiros com bom potencial em sua preparação final para os Jogos com ações que geram alto impacto na performance do atleta.

“Foram semanas muito produtivas com treinamentos de alta qualidade. É muito importante fazer training camps porque passamos o dia inteiro concentrados num só lugar e damos muita prioridade aos treinamentos”, comentou Julen, treinador de Manex.

O treinador também acrescentou a importância de corrigir erros durante os treinamentos realizados. “Em alguns dias, quando a sessão foi duplicada, realizávamos uma sessão de técnica aplicada para corrigir aspectos que tinham que ser melhorados. Fizemos muitas gravações para melhorar erros de execução. Muito trabalho de feedback para que ele pudesse ver os próprios erros a serem corrigidos”, acrescentou.

Entre as ações e atividades planejadas este ano para o atleta, estão previstas mais sessões de treinamento e viagens para o Brasil, incluindo participação nas etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski de 2021.

“O jovem atleta Manex Silva vem apresentando uma consistente curva de evolução na modalidade, e a participação do atleta no Circuito Brasileiro de Rollerski é uma oportunidade fundamental para que o atleta melhore sua pontuação no ranking mundial em busca do critério Olímpico”, explica Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.