O dia 12 de dezembro começou com conquistas inéditas para o esporte na neve brasileiro. No primeiro dia de provas na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country, na Finlândia, Aline Rocha e Cristian Ribera conquistaram o bronze em suas categorias.

É a primeira vez na história que o Brasil medalha em uma Copa do Mundo de Ski Cross Country. Os resultados garantiram ainda aos atletas a quebra do recorde nacional da modalidade.

Crédito: Kimmo Rauatmaa  

Aline Rocha, nome reconhecido não apenas do Para Ski Cross Country mas também do Para Atletismo, conta da emoção ao terminar a prova: “olhei para o painel de resultado várias vezes depois que a prova terminou. Estava pensando se poderia mudar, mas, não, meu nome continuava como 3° lugar. Foi uma alegria imensa.” . A atleta conquistou 80.31 pontos IPC, novo recorde brasileiro.

O atleta de apenas 16 anos, Cristian Ribera, também fez história pelas neves da Finlândia. Ele, além do bronze, bateu o recorde do país na sua categoria, fazendo 13.12 pontos IPC na prova.

“Eu ainda estou em êxtase com o resultado da minha prova, nem acredito que eu fui tão forte ao ponto de alcançar o pódio. Eu consegui a primeira medalha internacional para nosso país, numa copa do mundo, nesse esporte que eu amo tanto”, conta.

Além de Cristian e Aline, os outros atletas que representam o Brasil em Vuokatti tiverem um bom primeiro dia de provas. Thomaz de Moraes, na sua categoria standing, chegou entre os 20 primeiros colocados. Já Guilherme Rocha e Robelson Moreira, ambos debutantes em provas internacionais, tiveram um bom desempenho para quem está pela primeira vez em uma competição na neve. Robelson conquistou 142.52 pontos IPC – desempenho superior ao índice paralímpico de 2018.

Crédito: Kimmo Rauatmaa

A preparação brasileira para Vuokatti

 
A Copa do Mundo de Vuokatti abre a temporada de inverno no hemisfério norte. Serão três Copas do Mundo de Para Ski Cross Country, sendo esta a primeira delas. As provas na Finlândia ocorrem de 12 a 19 de dezembro.

A delegação brasileira está desde o dia 03 de dezembro em Vuokatti, em intensos treinamentos e se adaptando ao clima e à neve. Desde novembro, entretanto, os atletas estiveram se preparando com treinos físicos e com rollerski no Parque Eco Esportivo Damha, parceiro da CBDN que viabiliza o Centro de Treinamento de Endurance da entidade em São Carlos – SP. Neste primeiro dia de provas, fica evidente que a preparação está dando certo.

“Foi um dia sensacional, para ficar na história. Cristian e Aline fizeram excelentes provas e mostraram para todos que realmente é possível disputar com os grandes, mesmo treinando a maior parte do tempo no asfalto. Parabéns a toda a equipe que está por trás da preparação deles, estamos no caminho certo”, conclui Leandro Ribela, treinador chefe do Para Ski Cross Country brasileiro.