O Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country aconteceu dos dias 8 a 10 de agosto e trouxe muita atividade nas montanhas de Tierra Mayor, em Ushuaia. A edição foi a maior da história, com cerca de 30 atletas participantes, entre eles também representantes de outros países da América do Sul, como Argentina e Chile.

Pela primeira vez, a competição contou com disputas na categoria júnior – e o bom desempenho de jovens atletas brasileiros surpreendeu. As provas tiveram um alto nível competitivo, com alternâncias de pódios entre os participantes.

“Estamos bastante satisfeitos com os resultados atingidos. O Brasil subiu ao pódio em 7 das 9 provas realizadas, com destaque para os atletas da categoria júnior masculino, que preencheram as 3 primeiras colocações de todas as provas disputadas”, analisa o coordenador técnico do Ski Cross Country do Brasil, Leandro Ribela.

O grande nome na categoria júnior masculina foi Manex Silva. O atleta subiu duas vezes ao degrau mais alto do pódio, nas provas de Sprint Clássico e Distance Freestyle, e também conquistou uma medalha de prata na prova de Sprint Freestyle. Vale ressaltar que Manex é um dos possíveis nomes para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de 2020 em Lausanne.

“Foram três dias de competição muito bons. Me senti muito bem tecnicamente e fisicamente, os resultados foram melhores do que eu esperava. Espero seguir com esse ritmo e fazer próximas competições boas”, conta Manex Silva.

Na categoria adulta masculina, o olímpico Victor Santos segue sendo o principal nome da modalidade no Brasil. O atleta foi o campeão brasileiro em todas as provas disputadas.

Nas provas femininas, Bruna Moura confirma favoritismo

Bruna Moura e Gabriela Neres entregaram a competitividade esperada e se garantiram nas melhores posições. As brasileiras trouxeram medalhas de ouro e prata para casa. Batendo as argentinas, Bruna venceu a prova de Distance Freestyle, se tornando bicampeã na categoria. 

“Eu estou muito satisfeita com meu desempenho físico durante as provas, me senti muito bem fisicamente. Estou muito contente por ter assegurado o título de Tricampeã Brasileira de Sprint e, dois dias após, o título de Bicampeã Brasileira de Distance”, aponta Bruna, que reconhece o aumento do nível de competição feminino no campeonato. 

As competidoras mais novas e que também estão na corrida de pontos para o YOG, Eduarda Ribera e Taynara da Silva, também representaram o Brasil com medalhas em Ushuaia e conquistaram pontos importantes para a vaga nos Jogos de Lausanne.

De acordo com Ribela, o resultados têm causa certa: constância e investimento. “Isso tudo demonstra que o trabalho realizado no Brasil, através do nosso programa de desenvolvimento de Cross Country com o Rollerski, é eficiente e que, com constância e investimento, podemos formar bons esquiadores. A transferência para a neve tem sido cada vez mais rápida e com isso os bons resultados começam a aparecer”, conclui o coordenador técnico.

Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country reúne talentos em Ushuaia

Resultados 

Adulto Masculino | Sprint Freestyle 

  1. Victor Santos

Adulto Masculino | Sprint Clássico 

  1. Victor Santos
  2. Steve Hiestand

Adulto Masculino | Sprint Clássico 

  1. Victor Santos
  2. Steve Hiestand

Adulto Feminino | Sprint Freestyle 

  1. Bruna Moura
  2. Gabriela Neres 
  3. Eduarda Ribera

Adulto Feminino | 5km Freestyle 

  1. Bruna Moura
  2. Gabriela Neres 
  3. Eduarda Ribera

Júnior Masculino | Sprint Freestyle

  1. Matheus Vasconcellos 
  2. Manex Silva  
  3. Rhaick Bomfim 

Júnior Masculino | Sprint Clássico

  1. Manex Silva  
  2. Rhaick Bomfim   
  3. Lucas Lima

Júnior Masculino | 10km Freestyle

  1. Manex Silva  
  2. Rhaick Bomfim   
  3. Lucas Lima

Júnior Feminino | Sprint Clássico

  1. Eduarda Ribera 
  2. Taynara Silva 

Os resultados completos podem ser encontrados no site da FIS – Federação Internacional de Ski.

Saiba mais sobre o Ski Cross Country 

Entenda mais sobre a modalidade e do desenvolvimento no Brasil