Depois das reuniões do comitê de Ski Cross Country da FIS, o Conselho da FIS aprovou o calendário para a próxima temporada e também uma nova estrutura para o calendário de longo prazo da Copa do Mundo.

Entre as mudanças previstas para a temporada 2021-2022, no dia 13 de março de 2022 acontecerá pela primeira vez na história da modalidade a realização de dois eventos mistos de Copa do Mundo, em Falun (Suécia). As provas que serão realizadas são o Revezamento Misto (4x5km) e o Teamsprint Misto.

“Com o calendário da temporada 2021-22 e a estrutura de calendário para o longo prazo, conseguimos trazer muitas ideias e aspectos que foram discutidos por muito tempo. A próxima temporada marca o 40º aniversário da Copa do Mundo FIS de Ski Cross Country, e estamos esperando muitas competições emocionantes com esse cronograma. Com Falun sediando duas provas de equipes mistas, espectadores no local e fãs pela televisão poderão esperar por uma extraordinária estreia mundial no Ski Cross Country”, comentou Pierre Mignerey, Diretor de Prova do Ski Cross Country na FIS.

Além disso, o Campeonato Mundial Junior FIS de Ski Cross Country está previsto para acontecer entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março de 2022, em Zakopane (Polônia).

Você pode conferir o calendário da temporada 2021-22 de Ski Cross Country aqui

Estrutura de calendário para o longo prazo

A fim de otimizar o planejamento, cronogramas de viagem e incluir as necessidades dos atletas, das equipes e de outros stakeholders, a estrutura de calendário para o longo prazo foi estabelecida com as seguintes orientações:

  • A temporada começa no último fim de semana de novembro e encerra depois do terceiro fim de semana de março;
  • O calendário consiste de 5 blocos incluindo fim de semanas livres;
  • As nações organizadoras serão escolhidas para reduzir viagens e otimizar as logísticas dos eventos.

Seguindo esses princípios, tanto as Federações Nacionais como os Comitês Organizadores terão mais facilidade para estabelecer um planejamento sólido e eficiente.

Confira a estrutura do calendário de longo prazo do Ski Cross Country aqui