País dobra número de atletas em sua participação nos Jogos de 2018 e chega a novo recorde com 6 vagas para os Jogos Paralímpicos, no total já são 10 vagas de atletas de neve para Beijing
O Brasil continua sua trajetória para participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing, na China, e serão realizados entre os dias 4 e 20 de fevereiro e 04 e 13 de março, respectivamente.
Os atletas estão focados nos treinamentos e competições, e alguns resultados históricos do país começam a aparecer antes mesmo dos Jogos começarem: as equipes olímpica e paralímpica brasileiras chegam em alto nível para as competições com recorde de atletas participantes. Já são 10 vagas confirmadas para o Brasil na Neve de Beijing 2022.
“Estamos muito satisfeitos em termos, já em Outubro, confirmado a maior delegação brasileira de neve para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ainda temos muito trabalho pela frente e boas chances de classificar outros atletas, mas o resultado alcançado hoje nos mostra que o planejamento e trabalho de todos os envolvidos está no caminho certo”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
E o recorde ficou ainda maior. A World Para Snow Sports, Federação Internacional dos Esportes Paralímpicos de Neve, anunciou hoje, 20 de Outubro, a alocação da primeira rodada de convites bipartite para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing 2022.
O Brasil conquistou mais duas vagas através desse sistema para os seguintes atletas: Wesley Vinícius dos Santos no Para Cross Country e André Barbieri no Para Snowboard (com participação em ambas as provas, Banked Slalom e Snowboard Cross, nos Jogos).
“Ficamos extremamente felizes com a confirmação dessa vaga para o Wesley no Para Cross Country. Ele merece muito essa vaga por tudo que se dedicou e melhorou nas duas últimas temporadas.
Agora serão 4 homens e uma mulher representando o Para Cross Country brasileiro em Beijing, coroando um ciclo de grande desenvolvimento da modalidade no país.
O anúncio dessa vaga antes do início da temporada de inverno nos dá tranquilidade para planejar o treinamento e periodização dos atletas pensando nos Jogos Paralimpicos e não nas competições classificatórias que o antecedem, aumentando assim as chances de boas performances.” diz Leandro Ribela, coordenador do programa brasileiro de Cross Country.
Dessa forma, o Brasil aumenta seu recorde de participação nos Jogos Paralímpicos, totalizando agora 6 vagas para Beijing, com 4 vagas no Para Cross Country Masculino, 1 vaga no Para Cross Country Feminino e 1 vaga no Para Snowboard.
Com a conquista de 6 vagas, o país dobra seu o recorde anterior, que ocorreu na participação dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018 realizados em PyeongChang, na Coréia do Sul.
“Me sinto muito feliz. Esperava que poderia dar certo, mas esse não era o meu foco. Desde o começo do ano foram muitas incertezas mas segui trabalhando para que se tivesse a oportunidade eu estaria pronto. Na temporada espero fazer o meu melhor nas competições que antecedem os jogos paralímpicos e poder adquirir mais experiência ao longo do caminho para chegar até os jogos extremamente preparado.”, diz Wesley Vinicius, atleta Paralímpico de Cross Country.