A IBU – União Internacional de Biathlon lançou durante o Dia Olímpico, 23 de junho, o seu programa de Embaixadores Atletas. Quinze atletas de Biathlon de 12 países diferentes foram escolhidos como embaixadores para auxiliar em aumentar a conscientização, educar e apoiar os objetivos da modalidade em três áreas: sustentabilidade, igualdade de gênero e questões de integridade.
O programa faz parte do plano estratégico da IBU, Target 26, para implementar melhorias significantes nas áreas especificadas. A IBU também adotou estratégias de longo prazo para fazer do Biathlon um esporte muito mais pró-clima, pró-meio ambiente e com igualdade de gênero.
Os embaixadores da IBU
Os novos atletas embaixadores são atletas do Biathlon que estão comprometidos em usar o esporte para o desenvolvimento enquanto atuam como exemplos a serem seguidos pelos seus colegas e a modalidade como um todo.
Como grandes atletas, eles possuem uma plataforma para ajudar o esporte alcançar comunidades mais amplas de fãs e seguidores e a nutrir mudanças positivas. Servindo como embaixadores, eles poderão usar a sua voz para promover uma nova e progressista cultura que construirá confiança no Biathlon, no seu futuro, e garantirá um mundo melhor para todos.
E o Brasil está representado nesse grande projeto. Mirlene Picin, atleta brasileira das equipes de Biathlon e Ski Cross Country, foi escolhida como uma das embaixadoras de sustentabilidade da IBU.
Os embaixadores farão parte de várias atividades da IBU, como conferências, programas educativos, seminários e campanhas comunitárias, antes e durante a temporada.
Confira todos os atletas embaixadores da IBU:
Sustentabilidade
- Adam Runnalls (Canadá)
- Alla Ghilenko (Moldávia)
- Anika Kozika (Croácia)
- Grete Gaim (Estônia)
- Isabella Moon (Austrália)
- Jules Burnotte (Canadá)
- Mirlene Picin (Brasil)
- Thierry Langer (Bélgica)
Igualdade de Gênero
- Jessica Jislová (República Tcheca)
- Kelsey Dickinson (Estados Unidos da América)
- Regina Oja (Estônia)
- Susan Dunklee (Estados Unidos da América)
Questões de Integridade
- Anastasiya Merkushyna (Ucrânia)
- Julian Eberhard (Áustria)
- Sebastian Samuelsson (Suécia)