No dia 08 de agosto de 1949 nascia Francisco Giobbi. Sobrinho de Domingos Giobbi, fundador da CBDN, Francisco seguiria os caminhos do tio no pioneirismo e fascínio dos esportes de neve no Brasil.

Francisco Giobbi foi o principal pioneiro do Ski Alpino competitivo brasileiro (em nível continental). Atleta do Clube Alpino Paulista, conquistou medalhas, campeonatos e títulos na modalidade, se tornando multi campeão brasileiro. O brasileiro também se tornou o primeiro porta-bandeira da primeira delegação brasileira em competições oficiais internacionais de neve. Na ocasião, o Brasil disputaria o seu primeiro Campeonato Mundial de Ski Alpino, ocorrido em 1966 em Portillo (Chile).

Na América Latina, Francisco Giobbi também disputava de igual para igual com atletas argentinos e chilenos, mais acostumados com os esportes de neve do que o brasileiro. No II Campeonato Latino-Americano de Ski Alpino, disputado em Portillo, Francisco era o único brasileiro da competição, e competiu com outros oito atletas argentinos e vinte chilenos. Ainda assim, o brasileiro conquistou três medalhas, duas de prata e uma de bronze e, mais importante, o título de vice campeão geral da competição.

“Assim como o Sr. Domingos Giobbi foi o grande pioneiro dos Esportes na Neve do Brasil como dirigente, Francisco Giobbi foi o primeiro expoente do Ski Alpino Brasileiro como atleta. Cuckie, como era carinhosamente chamado, ainda muito jovem aos 17 anos foi porta bandeira de nossa delegação ao Mundial de Ski Alpino de Portillo em 1966 marcando assim a estreia oficial do Brasil em competições internacionais. Foi sem dúvida o destaque de nossa 1ª geração de atletas, tendo inclusive batido atletas argentinos e chilenos em competições continentais” – Stefano Arnhold, presidente do Conselho Consultivo da CBDN.

giobbi
Matéria de jornal da época em que Francisco foi vice-campeão Latino Americano de Ski

Além de grande esportista, também foi um excelente engenheiro, onde através de seu empreendedorismo, empenho e competência profissional, teve participação fundamental no desenvolvimento e crescimento da agroindústria canavieira no estado do Mato Grosso do Sul, onde ao longo de seus 45 anos no setor sucroalcooleiro, deixa um legado a ser seguido. Outra grande paixão, também era o Jockey, onde ele foi muito ativo durante toda a sua vida, deixando uma grande lacuna no turfe nacional.

A Confederação Brasileira de Desportos na Neve faz aqui a sua homenagem para Francisco Giobbi, que faleceu na última terça-feira, dia 21 de junho de 2021, à toda sua história vitoriosa e de amor ao Ski Alpino e aos esportes de neve que proporcionou e continuará proporcionando emoções a muitos brasileiros pelo seu legado.