sobre a modalidade

O Ski Freestyle é dividido em seis disciplinas Olímpicas, com categorias femininas e masculinas: MogulsAerials, Ski Cross, Halfpipe, Slopestyle e Big Air. Esses são esportes conhecidos pela grande presença do componente acrobático. 

Disciplinas

Moguls (MO): os esquiadores descem no circuito bastante íngreme com moguls (pequenos “morros” de neve) intercalados e saltos para realização de acrobacias. O objetivo é passar pelo percurso da forma mais rápida possível enquanto são avaliados tecnicamente por juízes especializados na execução de curvas e manobras. Vence quem obtiver a maior pontuação por seus saltos, giros e tempo na rodada final. 

Aerials (AE): a competição é baseada em saltos acrobáticos, que são avaliados de acordo com grau de dificuldade, altura, distância, precisão e execução. O espaço do evento conta com dois planos inclinados. A nota de cada salto é dividida em três quesitos: ar, forma e aterrissagem. Existem diversos formatos, no mais comumente usado o atleta apresenta dois saltos nas eliminatórias e mais dois na final. 

Ski cross (SX): é uma descida em uma pista preparada na montanha com curvas, saltos, banksrollers, U-tangs e outros obstáculosAssim como no Snowboard Cross, na fase qualificatória os atletas realizam descidas individuais, onde são ranqueados por tempo. Na fase final, baterias são formadas de acordo com o ranking da qualificatória e os atletas competem em baterias com 4 atletas. Os dois melhores avançam até a determinação do vencedor.  

Halfpipe (HP): similar ao halfpipe de snowboard, a prova é composta por descidas em uma pista em formato de “U” com comprimento entre 100m e 170m, na qual os atletas realizam manobras e são julgados por elas. Vence a melhor a nota ou combinação de notas. 

Slopestyle (SS): composto por descidas, nas quais os atletas são julgados pelas manobras realizadas, valendo a pontuação da melhor descida ou combinação de notas das descidas. Diferentemente do HP, o SS é realizado em uma pista de até 800m de comprimento que conta rampas inclinadas e obstáculos, como corrimões, saltos, bunkers, quarterpipes. As manobras dos atletas durante a apresentação são avaliadas pelos juízes com critérios similares aos da prova de halfpipe. 

Big Air (BA): o Big Air fará sua estreia em Jogos Olímpicos em Beijing 2022. Composto por 2 ou mais saltos em uma mega rampa após a descida em uma rampa de aceleração, o BA é caracterizado por uma manobra única em cada descida de grande amplitude e alto impacto visual. O vencedor sai do julgamento dos juízes de sua melhor manobra ou da combinação das notas de 2 ou mais saltos. 

História

A modalidade tem sido praticada desde a década de 1930 e a sua popularidade cresce desde então. As primeiras competições norte-americanas foram realizadas no início da década de 1960. 

A Federação Internacional de Ski (FIS) reconheceu o Ski Freestyle como modalidade esportiva em 1979 e formalizou regulamentos específicos, certificação de atletas e técnicas de salto a fim de controlar o risco durante eventos competitivos. A primeira Copa do Mundo da modalidade foi realizada em 1980 e o primeiro Campeonato Mundial em 1986. O Aerials fez sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno como esporte de demonstração em 1988 e, a partir de 1994, foi inserido no programa oficial dos Jogos. O Moguls começou a fazer parte do programa olímpico em 1992. O Ski cross fez sua estreia como evento de medalha em 2010. Por fim, o Halfpipe e o Slopestyle foram adicionados ao programa olímpico na edição realizada em 2014, enquanto o Big Air fará sua primeira aparição em 2022. 

Brasil na modalidade

A primeira participação de um atleta brasileiro em competições oficiais de Ski Freestyle aconteceu na temporada boreal de 2009 com o representante brasileiro no Ski Cross, Sergio Schuler, em uma etapa de Europa Cup. Em 2011, Bruno Monti representou o Brasil na estreia em Campeonatos Mundiais de Ski Freestyle, competindo na prova de Ski Cross. 

Já no slopestyle, a estreia de um atleta brasileiro aconteceu com a participação de Lucas Vianna na temporada austral de 2012. Lucas participou do Campeonato Mundial da modalidade em março de 2013. 

Em 2013, a CBDN iniciou um programa Aerials. As primeiras atletas selecionadas para participarem do programa, foram Lais Souza e Joselane dos Santos. Que após período de transição para realização de acrobacias sobre skis participaram da Copa Europa, Copa Norte Americana e Copa do Mundo, alcançando a classificação para os Jogos Olímpicos de 2014.  

O Brasil foi o primeiro país sul-americano a organizar competições oficiais (válidas para o ranking mundial) de Ski Freestyle. A primeira competição foi um evento de Ski Cross realizado em Chapelco, na Argentina, em 2010. A primeira Copa do Mundo da modalidade realizada na América do Sul também foi organizada pelo Brasil. Foi um evento de Slopestyle que contou com a participação de 56 atletas realizado em 2012 na cidade de Ushuaia, na Argentina. 

X