Na abertura da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos (SP), uma cena que se repete com certa frequência há algumas edições marcou esta sexta (27) entre as provas adultas, com ouros de Victor Santos e Bruna Moura. Após as competições válidas para o ranking de Ski Cross Country da Federação Internacional de Ski (FIS) na parte da manhã, os mais jovens puderam competir na desafiadora e lúdica prova de Rollerski Cross. Eduarda Ribera e Claudio Gustavo venceram.

Muito calor e um tempo extremamente seco marcaram o início das provas em São Carlos. Fisicamente desafiadora para os atletas, a prova de Distance, disputada no estilo clássico, teve 10km no masculino e 5km no feminino. Após largadas intervaladas, os atletas lutaram contra o relógio em busca do menor tempo possível. E o vencedor da prova ficou explicitamente claro não só pelo cruzamento da linha de chegada, mas pela condição física nesse momento. Com um grito de comemoração explosivo, Victor Santos chegou com a respiração controlada, impressionando por sua ótima condição. Logo depois foi seguido por Lucas Lima e Rhaick Bomfim, que apesar de terem sentido um pouco mais o calor, fizeram excelente prova.

“Me senti muito bem na competição apesar do calor e tempo seco. Consegui colocar meu ritmo de treinamento e apliquei bem na pista. Durante o percurso, fui paciente e controlei o tempo dos adversários, sabendo que estava à frente. Resolvi atacar na segunda volta para chegar tranquilo, com tempo de folga em relação ao segundo”, avaliou o vencedor da prova adulta masculina Victor Santos.

No feminino, a dupla de atletas Bruna Moura e Gabriela Neres, presença constante no pódio feminino do Circuito, viu a ascensão de uma jovem promessa de 16 anos. Trata-se de Taynara da Silva, que ainda compete também entre as categorias de base, sobretudo a sub-19. Atual campeã do Circuito, Bruna Moura comentou sobre sua conquista no primeiro dia:

“Estou feliz com meu resultado de hoje. Eu tinha em mente que esta seria uma prova bastante exigente, não só pelo calor, mas também porque faz pouco tempo que eu pude voltar a treinar normalmente (eu tive meus treinos comprometidos por dois meses devido a uma lesão no joelho). Mas desde que eu pude voltar a treinar, eu tenho focado bastante na parte técnica para tentar recuperar de certa forma o tempo perdido. Na prova de hoje, meu maior objetivo foi aplicar as técnicas de forma eficiente já que eu ainda não poderia contar muito com a parte física. E estou feliz porque sinto que eu atingi meu objetivo. Estou até mais feliz por isso do que pela vitória e estou bastante confiante para as provas seguintes”, revelou Bruna Moura.

Evolução do nível técnico marca Rollerski Cross

Em tarde agradável no Parque Ecoesportivo Damha, 23 atletas disputaram a prova de Rollerski Cross, que é caracterizada por uma série de desafios e obstáculos que testam a habilidade dos competidores. Na prova masculina, 14 atletas, na feminina, 9. Em ambas, foi perceptível a evolução técnica, com nivelamento dos atletas na disputa.

Enquanto Claudio Gustavo acelerou para o ouro, seguido por Thiago Silva e Guilherme Amancio, na categoria masculina sub-16, no feminino sub-19 Eduarda Ribera provou mais uma vez provou estar liderando a nova geração feminina com bons desempenhos. Depois da atleta de Jundiaí-SP, Taynara da Silva e Amanda Lima foram ao pódio.

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski segue neste sábado (28) com as disputas das provas de Sprint estilo livre em todas as categorias, incluindo também as paralímpicas masculina e feminina. Na parte da tarde, o público local e interessado terá a oportunidade de entrar em contato com a modalidade, com vivência aberta.

Confira os resultados gerais do primeiro dia clicando aqui.

Cronograma das competições:

28/07

Sprint estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino, Feminino Sub-19 e Masculino Sub-16.

Vivência aberta ao público para prática do Rollerski.

29/07

10km/5km estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino.
Revezamento Misto – Sub-19 Masculino e Sub-16 Feminino.