Após competições no Canadá, todos atletas brasileiros apresentam índice técnico para classificação a PyeongChang 2018

 

Nesta terça (12), em Canmore (Canadá), a equipe nacional de Para Cross Country disputou as últimas provas válidas pela etapa inaugural da Copa do Mundo da modalidade. Com índices técnicos para classificação aos Jogos Paralímpicos de 2018 já alcançados, os atletas voltaram a registrar bons resultados, em especial Cristian Ribera, talento que conquistou Top 10 em sua prova, além de novo recorde brasileiro.

A temporada competitiva se iniciou da melhor maneira para os atletas brasileiros do Para Cross Country. Thomaz Moraes, Cristian Ribera, Fernando Aranha e Aline Rocha enfrentaram desafiadoras provas de 20km, 15km e 12km. Largando junto a outros 31 atletas, Ribera, que vivencia nesta etapa da Copa do Mundo suas primeiras competições na neve, foi o grande destaque com o 10º lugar dos 15km. Com o resultado atingiu a marca de 52.51 pontos IPC e quebrou novo recorde brasileiro de Distance, que já havia sido quebrado no último domingo (10) por ele mesmo – 68.91 pontos –.

“A prova em si foi bem pesada por culpa do vento que não estava ajudando.
Estava muito forte e nas partes de descida, onde é normal “descansar”, não teve moleza. Ainda assim, o resultado foi muito bom, consegui bater minhas metas e manter meu ritmo. A hora em que acabei a prova fiquei surpreso, não esperava que pudesse me superar assim”, avaliou Ribera.

Aline Rocha, nos 12km, e Thomaz Moraes, nos 20km, também quebraram novos recordes brasileiros, registrando 99.13 e 110.9 pontos, respectivamente, que superam suas melhores marcas na carreira para a disciplina de Distance.

Isabel Clark enfrenta qualificatória de etapa da Copa do Mundo

Em Val Thorens (França), a organização da primeira etapa da Copa do Mundo de Snowboard Cross teve trabalho devido às condições climáticas instáveis observadas na última terça (12). Com treino oficial cancelado e impossibilidade de todas atletas realizarem a descida, a qualificatória foi transferida para esta quarta (13) de manhã.

Com qualificatória marcada para 7h30 (horário de Brasília), Isabel Clark terá outras 40 adversárias. As 24 melhores avançam às finais, que ocorrem a partir das 9h30.

“Apesar de todos os esforços da organização, o tempo aqui em Val Thorens tem sido dificil. Com fortes nevadas e vento, eles fizeram o impossível para manter a pista, e não cancelar a competição. Mesmo assim, o treino oficial foi cancelado e hoje não deu para todas as atletas femininas correrem a qualificatória, pois chegou uma neblina e a visibilidade praticamente acabou, então passou para amanhã. Algumas mudanças na pista também serão feitas na pista para amanhã, o que deve melhorar bastante a fluidez”, pontuou Clark.