Esquiar e andar de Snowboard faz bem!

 

 

A escolha de um destino de viagem de neve é na maioria das vezes motivado pela possibilidade de descer as montanhas em cima de um par de esquis ou de um snowboard sentindo toda a emoção que a atividade proporciona a seus praticantes. Mas será que além de proporcionar sensações tão prazerosas, essas atividades trazem benefícios para a saúde?

Para satisfação do grande número de esquiadores e snowboarders regulares ou de primeira viagem, a resposta é sim! A prática dessas atividades na neve implica em uma demanda energética bastante interessante ao organismo. O grau de exigência para cada indivíduo vai depender do nível de habilidade e do condicionamento físico do praticante, mas também será influenciada pelas condições da neve, do clima e do terreno.

Alguns estudos apontam que a prática do esqui/snowboard melhora a capacidade aeróbia e tem efeitos positivos tanto para o coração quanto para o sistema circulatório. Quanto maior a dificuldade do percurso e das condições de neve, maior será a exigência ao organismo como um todo.

O impacto metabólico da prática regular desse tipo de atividade no organismo dos praticantes inclui benefícios como o aumento do metabolismo de glicose, diminuição da pressão arterial, redução de lipídios no sangue e da frequência cardíaca. Esses resultados foram observados tanto em indivíduos jovens quanto em pessoas mais experientes. Assim, toda a família pode se divertir e se beneficiar durante as férias na neve!

Outro benefício da prática de modalidade de neve é o aumento da força e potência muscular dos membros inferiores. A musculatura das coxas e das pernas realizam movimentos concêntricos e excêntricos repetidas vezes durante uma sessão na montanha. Essas ações resultam em ganhos de força significativos a seus praticantes. Além do mais, para que o esquiador possa deslizar pela montanha, é preciso realizar diferentes movimentos que exigem um determinado grau de coordenação motora que envolvem as articulações dos joelhos e quadris. Portanto, esquiadores e snowboarders iniciantes acabam desenvolvendo diferentes habilidades coordenativas durante seus passeios, o que pode trazer ganhos funcionais importantes para o dia a dia.

O trabalho de coordenação entre as diferentes articulações, aliado ao trabalho de estabilidade do tronco durante a prática de esqui ou snowboard, resulta também em ganhos consideráveis para o equilíbrio. Vale ressaltar que o desafio aumenta de acordo com a velocidade da descida. Assim, para aqueles que estão iniciando no esporte, vale a pena começar aprendendo as principais técnicas de frenagem para conseguir diminuir a velocidade quando necessário.

É claro que todos os benefícios listados são muito relevantes, mas um último item não poderia faltar nesse texto: o benefício para a saúde mental! A prática do esqui ou do snowboard é sempre otimizada pelas paisagens extraordinárias das montanhas de neve. Os viajantes mais apaixonados pela natureza não podem deixar de experimentar tal sensação!

Depois de descobrir tantos benefícios que os esportes de neve podem trazer à saúde, aproveite suas próximas férias para experimentar ou aperfeiçoar suas habilidades com os esquis ou com o snowboard. Faça de suas férias, além de muito prazerosas, ainda mais saudáveis.