O último final de semana nas montanhas austríacas foi agitado para o esporte na neve brasileiro. Noah Bethonico, jovem atleta do snowboard, conquistou o Top 20 no Mundial Junior de snowboard cross. O resultado não é só uma conquista pontual: com ele, Bethonico garantiu uma vaga para o Brasil no Jogos Olímpicos da Juventude, que ocorre em 2020 em Lausanne (Suíça).

“Ter a oportunidade de competir um Mundial não é para qualquer um, eu agradeço muito por por isso e a todos que me apoiaram nessa trajetória: minha família, meu treinador, a CBDN”, comemora o jovem atleta.

Vale ressaltar que Bethonico era um dos mais jovens competidores do Mundial, com apenas 15 anos. Inclusive, entre os atletas nascidos em 2003, ele ficou na primeira colocação da competição.

Sobre a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, Bethonico diz que “fiquei muito muito feliz quando me falaram que eu classifiquei para o Jogos da Juventude. Literalmente, desde que eu comecei a treinar snowboard meu sonho era esse!”.

Carreira do Noah Bethonico – Quando a aventura de férias se torna coisa séria!

 “A história foi assim: a gente foi uma vez, nas férias, para Snowmass e daí eu e meu irmão tivemos o contato com o snowboard pela primeira vez. A gente adorou, duas criancinhas fazendo esporte e a coisa que a gente mais amava era ver a neve”, conta.

Aos poucos, a aventura de férias se tornou a paixão e parte da rotina do atleta. As viagens à neve se tornaram mais frequentes, os resultados em competições mais expressivos e os treinamentos, por sua vez, cada vez mais intensos. Por exemplo, nesta temporada, Bethonico morou por cinco meses com o seu treinador, em Silverthorne (Colorado – EUA), para se preparar adequadamente para as competições.

“O principal desafio foi ficar longe da minha família, dos meus amigos… Tive que estudar pelo computador, online, foi bastante difícil. Mas fui pegando o jeito, foi uma experiência boa e acredito que amadureci muito”, conclui.

Noah Bethonico é mais uma evidência dos resultados de investimento nas categorias de base da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve. “Temos acompanhado o Noah há bastante tempo, desde sua primeira participação no Campeonato Brasileiro de Snowboard. O caminho não é fácil, o Snowboard Cross é uma modalidade muito competitiva. Ainda assim, o Noah foi ano a ano alcançando o nível técnico e resultados que confirmavam seu talento.”, comenta Pedro Cavazzoni, Superintendente Técnico da CBDN.