Dono de um talento nato para as atividades de neve, Manex Silva tem chamado a atenção nas suas performances no Ski Cross Country. Com apenas 17 anos, o atleta será um dos nomes que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (YOG), que acontecem em janeiro de 2020 em Lausanne. 

Na corrida pela classificação da vaga, Manex já mostrou para o que veio: garantiu a 13a posição no ranking da FIS – Federação Internacional de Ski para a competição.

Expectativas para os Jogos Olímpicos da Juventude 2020

O foco agora está em janeiro, na edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2020. Manex é um dos quatro atletas que representarão o Brasil no Ski Cross Country e já sonha grande com a participação nos Jogos de Lausanne.

“O meu objetivo é poder ter o nível dos melhores esquiadores que participam das competições e viver do esporte. Eu não quero ir para os Jogos Olímpicos para ficar em último lugar. Quero ter o melhor nível possível, perto dos melhores”. 

Trajetória no esporte

Apesar da pouca idade, a intimidade com a neve surgiu cedo para Manex. O atleta conta que aos 8 anos foi morar nas montanhas do norte da Espanha, em Navarra, e que a estação de ski próxima à cidade foi sua primeira escola. 

“Fui morar em um município nas montanhas dos Pirineus. Perto da vila tem uma estação de Ski Cross Country e eu subia com o meu pai porque ele sempre gostou de esquiar e dos esportes de montanha. Lá tinha um clube e com 11 anos me inscrevi”, explica Manex. 

Quando o esporte se transforma em carreira

Desde então, os campeonatos entraram para o calendário do atleta, que escolheu o Ski Cross Country como carreira nos esportes de neve. O brasileiro estreou em competições FIS na temporada 2017/2018 e considerou sua primeira prova um aprendizado para o que lhe aguardava no esporte competitivo.

“A primeira prova FIS que eu competi me marcou muito, porque eu vi pela primeira vez que existe muito nível nos [atletas] estrangeiros e tem que melhorar muito pra chegar ao nível deles”. Desde então, Manex participa de importantes provas do calendário internacional e alcança, cada vez mais, resultados expressivos.

Manex Silva se destaca na temporada

O último destaque do atleta foi a quebra do recorde brasileiro na prova de Distance, em prova oficial da FIS que ocorreu em Cerro Catedral, no início de setembro deste ano.

Além do bom desempenho entre os brasileiros, a prova argentina ficou guardada como uma das mais importantes da carreira de Manex até o momento, na qual alcançou 111,12 pontos FIS. 

“Eu acho que sou muito jovem pra falar sobre as minhas melhores conquistas, mas se eu tivesse que escolher uma eu diria que foi a prova em Bariloche. Foi muito legal [quebrar o recorde brasileiro]. Eu vi que treinar tem as suas recompensas e me motivou muito para continuar melhorando”, conta o atleta.