Falta muito pouco para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (YOG) e estamos de olho no calendário para acompanhar nossos jovens atletas.

Os Jogos ocorrem em Lausanne (Suíça), de 09 a 22 de janeiro e o Brasil já possui um atleta confirmado: Noah Bethonico, do Snowboardcross.

Além de Bethonico, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve provavelmente garantirá mais cinco vagas na competição – quatro no Ski Cross Country e uma no Biathlon. Essa será a 3ª edição da versão de inverno dos Jogos e contará com 16 modalidades.

Mapa da atividades e esportes

As atividades serão divididas em centros e cidades, de acordo com a modalidade. Em Lausanne, funcionarão o centro de Patinação e a arena de Hockey, sendo o local também das cerimônias de de abertura e encerramento, além de abrigar a Vila dos Atletas.

Vallée de Joux será a cidade responsável pelas competições do Ski Cross Country e o Snowboard terá provas em Leysin e Villars. 

Outras cidades que também estão na rota das provas olímpicas são St. Moritz, Champéry, Les Diablerets e a francesa Les Tuffes, que irá sediar as provas do Biathlon. Em St. Moritz, o Olympia Bob Run receberá as provas de Luge, Bobsleigh e Skeleton pela primeira vez desde 1948. 

Outra curiosidade é a nova configuração do Hockey, chamada de NOC 3-on-3, que foi desenvolvida especialmente para essa edição dos Jogos Olímpicos e será disputada entre os dias 10 e 15 de janeiro, além da modalidade regular, com seis integrantes.

Para acompanhar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Snowboardcross: Villars Winterpark, 20 e 21 de janeiro às 11h (hora local) 
Ski Cross Country: Vallée de Joux Cross-Country Center, de 18 a 22 de janeiro
Biathlon: Les Tuffes Nordic Center, de 11 a 15 de janeiro 

A programação oficial já está no site dos Jogos e pode ser acessada aqui.