Isabel Clark inspeciona pista e Michel Macedo retorna aos treinos

 

O dia 12 de fevereiro foi marcado por todos os brasileiros nas pistas da Coreia. Jaqueline Mourão, que abre a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 na próxima quinta-feira, dia 15, treinou no Alpensia Cross Country Centre junto com Victor Santos.

Os dois atletas realizaram treinos leves, visando reconhecer e memorizar o percurso, além de testar esquis, uma vez que as condições de tempo e neve tem variado amplamente na Coreia. 

Jaqueline, terá um dia com foco na recuperação, amanhã, 13, para depois subir a intensidade do treino, chegando ao seu pico de performance no dia de sua prova. “Hoje foi um treino para dar volume e continuar a memorizar a pista. Na véspera da prova, o treino será mais forte. O objetivo é deixar o corpo quente e preparado para a competição”, disse Jaqueline, às vésperas de sua sexta participação olímpica.

A atleta teve seu ciclo todo planejado para atingir sua melhor performance durante os Jogos, assim Jaque se mostra preparada para lidar com a ansiedade e estresse da prova.  “A ansiedade vai subindo, faz parte. O estresse é meu amigo. Para ter uma performance de alto nível você tem que estar sendo estimulada para poder dar o seu melhor. Eu sei que o corpo vai doer mesmo porque eu vou fazer o máximo de força que eu puder. Então é normal essa ansiedade estar subindo. Ansiosa para começar logo e dar o meu melhor”, disse Jaqueline, que já disputou os Jogos Olímpicos de Verão, no Mountain Bike, e os de Inverno no biatlo, além do cross country.

Já o jovem Victor Santos, tem uma estratégia diferente, vindo de uma temporada com número grande competições, incluindo o Campeonato Mundial Junior, o atleta não fará um treino forte na véspera da competição. Depois do treino leve de reconhecendo da segunda-feira, os dois próximos dias terão treinos de de velocidade. “Na véspera da prova nós fazemos exercícios para despertar o corpo e a reação neural, mas mais ligados à velocidade. São tiros curtos sem muito volume”, explicou o treinador de Victor, Leandro Ribela, com a experiência da participação de dois Jogos Olímpicos, Vancouver 2010 e Sochi 2014.

Além de treinar, os atletas e suas equipes técnicas testam e preparam os esquis que utilizarão na prova. Jaqueline e Victor trouxeram 20 pares de esquis para a Coreia. Cada par de esqui foi desenvolvido para uma condição diferente de temperatura e neve, além disso a preparação dos esquis levam em consideração a umidade, temperatura, tipo,  limpeza e idade da neve, além é claro da percepção do atleta da performance de cada esqui. 

 

Isabel Clark reconhece a pista

A carioca Isabel Clark reconheceu hoje a pista onde vai competir no dia 16 de fevereiro, na Coreia, 15 de fevereiro no Brasil, na prova de Snowboard Cross. A pista está localizada em Phoenix Park, ao lado do hotel onde a equipe está alojada. O programa do dia contou com o teste da pista, onde 4 atletas são sorteados para testá-la, e todas as equipes podem assistir o teste.

Amanhã tem início os treinos oficiais, primeiro com os homens e depois as mulheres.

 

Michel Macedo retorna aos treinos

O jovem atleta de Ski Alpino retornou aos treinos hoje, 12 de fevereiro. Após a liberação médica para retornar aos treinos ontem, Michel foi para a pista em Yong Pyeong, local que sediará as competições técnicas de Ski Alpino, onde treinou Slalom Gigante.

Amanhã o atleta deve treinar Slalom Especial no mesmo local.