Em seu quinto ano consecutivo de realização, o Circuito Brasileiro de Rollerski teve sua abertura no último domingo (04). No Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, apesar da chuva intensa que atingiu a capital paulista durante a tarde e adiou o início das baterias finais, a etapa marcou o reencontro do atleta olímpico Victor Santos com os outros atletas da equipe nacional e as categorias de base em provas de Sprint 400m no estilo livre.

Da neve de PyeongChang para, literalmente, um rio de água na zona sul de São Paulo. Na primeira competição em solo nacional após os Jogos Olímpicos de Inverno, Victor Santos encontrou um cenário tipicamente tropical. Sob intenso calor no período da manhã, 51 atletas disputaram as qualificatórias em cinco categorias diferentes: Adulto (Masculino e Feminino), Sub-19 (Masculino e Feminino) e Sub-16 (Feminino).

Logo após o último atleta cruzar a linha de chegada na fase qualificatória, um verdadeiro temporal arrebatou o Kartódromo de Interlagos, adiando a etapa em alguns minutos devido à grande quantidade de água. Passada a tempestade, as baterias das categorias adultas marcaram o duelo entre irmãos de Victor Santos e Paulo Santos na final masculina e nova medalha de ouro para Bruna Moura. Por questão de menos de um ski, o irmão Santos que representou a família nos Jogos Olímpicos saiu vencedor.

“Foi minha primeira competição depois dos Jogos Olímpicos de Inverno. É muito bom reencontrar todos do Ski na Rua (Projeto Social), são meus amigos e parceiros de equipe. É bom estar de volta, competir com eles e compartilhar todas minhas histórias, todos nos divertimos muito por aqui. Nunca havia competido num dia de tanta chuva, foi a primeira vez. Para a temporada, espero treinar muito bem e disputar em alto nível os campeonatos no Brasil e na América do Sul. Darei o melhor de mim para ganhar tudo o que puder”, comentou Victor Santos.

Em formato head-to-head, o duelo na categoria Sub-19 masculina, particularmente, foi o grande destaque do Circuito, com Rhaick Bomfim superando Lucas Lima na semifinal e levando o ouro sobre Yuri Rocha na final A. Na final B, Marcelo Ribeiro também provou o nivelamento técnico da competição entre os mais novos, disputando até o fim com Lima. No feminino, destaque novamente para Eduarda Ribera que ficou com o ouro, apesar do bom desempenho e evolução de Taynara Silva e Miriene Oliveira, que iniciaram a prática da modalidade em 2017.

Por fim, na categoria Sub-16, uma das mais disputadas, o destaque ficou para o bom nível técnica e competitividade dos atletas nas semifinais. Enquanto Claudio Gustavo duelou com Braian Rodrigues e levou a melhor, Thiago Silva e Guilherme Amancio, com vitória de Thiago Silva. Na final A, o ouro ficou com Claudio Gustavo e a prata com Thiago Silva.

“Além do retorno do Victor, exemplo que inspira os mais novos no Projeto Ski na Rua pela sua história, e de boa parte dos atletas às competições, tivemos em Interlagos uma etapa de grande progresso técnico nas categorias de base, com atletas mais novos dificultando a vida daqueles que já tem um tempo maior no rollerski, além de uma grata evolução das atletas na categoria feminina. O Circuito de 2018 deve atingir o seu auge técnico, com as categorias mais niveladas”, pontuou Caio Freixeda, gestor técnico do Ski Cross Country na Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

Grande parte dos atletas vem do Projeto Social Ski na Rua. Criado em 2012, o projeto social atende jovens atletas que moram na comunidade São Remo, localizada em São Paulo, e teve seu primeiro representante em uma edição de Jogos Olímpicos no último mês com a participação de Victor Santos nos 15km estilo livre.

Estão previstas outras três etapas para o Circuito, todas no Centro de Treinamento de Ski Cross Country e Biathlon, no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos (SP), incluindo umas válidas para o ranking internacional de Cross Country da Federação Internacional de Ski (FIS).