Provas de distâncias de 4km e 8km foram disputadas em São Carlos

 

O Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos-SP, recebeu o segundo dia do Circuito Brasileiro de Rollerski na última sexta (13). Enquanto os atletas da categoria Adulto masculino e feminino disputaram prova de Prólogo 4km para definir a ordem de largada da Perseguição, que acontece neste sábado (14) pela manhã, as categorias de base, do sub-14 ao sub-18, enfrentaram a mesma distância e os atletas paralímpicos o dobro da distância.

Últimos a largarem na prova, devido ao melhor ranqueamento baseado nos pontos FIS, o chileno Yonathan Fernandez e os brasileiros Victor Santos e Lucas Lima fizeram os melhores tempos da prova, provando sua força mais uma vez nesta 3ª etapa do Circuito, visto que ambos estiveram no pódio da prova de Mass Start na última quinta (12).

Dessa maneira, ambos serão os primeiros a largarem na prova de Perseguição neste sábado e levam certa vantagem frente aos outros competidores de Brasil, Chile e Equador, que inclusive pode ter seu representante Klaus Jungbluth obtendo histórica classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno caso obtenha bom resultado.

No feminino, o grito explosivo de Bruna Moura ao cruzar a linha de chegada expôs seu ímpeto durante a disputa. Com o tempo de 10:36,05, a brasileira terá vantagem frente a outras duas credenciáveis para os Jogos Olímpicos, Gabriela Neres e a chilena Claudia Salcedo.

Na disputa paralímpica masculina, que contou com prova de 8km sobre intenso sol de São Carlos, melhor para Fernando Aranha que levou o ouro, seguido de Cristian Ribera, em franca evolução, e Altair Marangne. Na disputa feminina, ouro para Aline Rocha, que também demonstrou os efeitos dos treinamentos na Alemanha no último mês.

“A semana tem sido muito proveitosa. Estamos todos alinhados quanto à preparação e objetivos com os Jogos Paralímpicos. Estamos tendo mais uma etapa competitiva importante nesse contexto, e a equipe paralímpica está de parabéns, principalmente pelo Thomaz Moraes no Standing, que está demais”, pontuou Fernando Aranha.

Categorias de base dão show

Entre as categorias de base, sub-18 e sub-14, entre as atletas femininas Eduarda Ribera venceu. Miriene Oliveira e Mayara Silva completaram o pódio. No masculino, com atletas nascidos entre 2004 e 2007, Thiago Silva foi ao pódio à frente de Claudio Gustavo e Guilherme Amancio.

Todos eles se reencontram neste sábado para prova de Rollerski Cross, que tem em seu percurso uma série de obstáculos e desafios.