A temporada austral 2018 teve seus campeões brasileiros de Cross Country definidos nos últimos dias. O XIV Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country ocorreu em dois cenários distintos. O Adulto Feminino e o Júnior Masculino e Feminino foi em Termas de Chilan (Chile), de 02 a 04 de setembro. Já o Adulto Masculino ocorreu, de 09 a 12 de setembro, em Bariloche (Argentina).

Dentre os campeões, destaque para o atleta Rhaick Bomfim, de apenas 16 anos, que conquistou ouro na categoria adulta. Destaque também para Gabriela Neres, que levou um ouro e uma prata, tendo a melhor campanha do campeonato.

Além disso, ao longo dessa temporada, os atletas brasileiros da modalidade conquistaram 21 medalhas em provas oficiais (valendo pontos para o ranking internacional da Federação Internacional de Ski – FIS), sendo 5 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze. Entre as conquistas, vale ressaltar também que houve dois recordes brasileiros igualados e seis personal best conquistados.

Confira a lista de campeões brasileiros:

Adulto Masculino | Sprint Freestyle

  1. Rhaick Bomfim
  2. Victor Santos
  3. Matheus Vasconcellos

Adulto Masculino | 10km Freestyle

  1. Victor Santos
  2. Leandro Lutz

Adulto Feminino | Sprint Freestyle

  1. Bruna Moura
  2. Gabriela Neres
  3. Mirlene Picin

Adulto Feminino | 5km Freestyle

  1. Gabriela Neres
  2. Mirlene Picin
  3. Bruna Moura

Júnior Masculino | Sprint Freestyle

  1. Matheus Vasconcellos
  2. Rhaick Bomfim
  3. Lucas Lima

Júnior Masculino | 5km Freestyle

  1. Rhaick Bomfim
  2. Matheus Vasconcellos
  3. Lucas Lima

Júnior Feminino | Sprint Freestyle

  1. Taynara Silva

Júnior Feminino | 5km Freestyle

  1. Taynara Silva

Para conferir todos os resultados e os pontos no ranking internacional, acesse aqui!

Sobre o XIV Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country

As condições adversas de tempo e das pistas da competição exigiram bastante da técnica dos atletas brasileiros. Bruna Moura, atual campeã do Circuito Brasileiro de Rollerski e ouro na disciplina Sprint do Campeonato Brasileiro, acredita que “esses tenham sido os Campeonatos Brasileiro e Sulamericano mais difíceis dos quais eu já participei”. De acordo com ela, as condições da neve nos dias de prova estavam muito complicadas – “era uma pista de gelo, não de neve exatamente, e isso tornava o risco de quedas muito grande”.

Matheus Vasconcellos também chamou atenção para as condições da pista. “Tinha bastante gelo, tive que me esforçar muito para aplicar a técnica e colocar bastanste força para completar a prova”, conta. 

Terceira Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Passada a Competição Brasileira de Cross Country, agora os atletas já focam seus próximos passos na Terceira Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, que ocorre de 12 a 16 de outubro em São Carlos-SP. O Circuito também conta pontos para o ranking internacional.

“Após essas competições, pretendo focar nos próximos desafios, que serão as provas do Circuito Brasileiro de Rollerski, para manter a invencibilidade nas provas FIS realizadas no Brasil e assim garantir o título de campeã do Circuito esse ano novamente”, conta Bruna.

Leia também:

Isabella Springer conquista título de campeã brasileira de Ski Akpino
24º Campeonato Brasileiro de Snowboard: saiba como foi