A primeira edição do Brazilian National Championship aconteceu de 20 a 23 de agosto em Ushuaia, na Argentina. A competição é um marco no esporte paralímpico: organizada pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, foi a primeira vez que a América do Sul sediou um torneio de Para Ski Cross Country chancelado pelo IPC – Comitê Paralímpico Internacional.

O atleta paralímpico Cristian Ribera, atualmente 4º colocado no ranking mundial da modalidade, foi o grande destaque do campeonato e conquistou o ouro em todas das três provas das quais disputou.

“Foi um prazer estar aqui competindo. É bem legal a dinâmica de ter uma competição Sul-Americana, bem importante para o crescimento da modalidade tanto no Brasil como aqui na Argentina. Eu tive bons resultados e meus colegas também conseguiram alcançar seus objetivos, e esse foi o maior foco”, relata Ribera.

O torneio reuniu nove atletas do Brasil, Argentina e Chile nas provas de Sprint, Short Distance e Middle Distance nas categorias Sitting e Standing. 

Apesar do favoritismo de Cristian Ribera, a disputa pelas outras medalhas esteve acirrada: Robelson Lula, Wesley Santos e o argentino Nicolas Lima se revezaram entre as demais posições do pódio. Guilherme Rocha também se destacou com os bons resultados na qualificatória do Sprint e garantiu o 3º lugar geral da competição. Na categoria Standing, Tiago Emanuel dos Santos foi o único representante. 

Para Gustavo Haidar, supervisor de esportes paralímpicos da CBDN, o Brazilian National Championship foi um sucesso em termos de provas e resultados.

“Tivemos um excelente campeonato. Foi o primeiro campeonato pelo IPC, então estamos muito felizes, muito animados com a continuidade. Esperamos ter, no ano que vem, o mesmo evento reunindo ainda mais atletas, mais países”.

Haidar ressalta a importância não só da competição, mas também dos dias de Training Camp que os atletas tiveram em Ushuaia, desde o dia 7 de agosto, oferecido pela CBDN.

“Quanto ao desempenho, os garotos terem quase três semanas de contato com a neve é muito importante para o aumento da competitividade e para a própria evolução em busca de mais vagas em jogos, além de ser muito alinhado com os objetivos estratégicos da confederação”, encerrou. 

Resultados

Sprint – 0,8km – Sitting 

  1. Cristian Ribera
  2. Nicolas Lima
  3. Robelson Lula

Middle 7,5km – Sitting

  1. Cristian Ribera 
  2. Nicolas Lima 
  3. Wesley Santos 

Short Distance 5km – Sitting 

  1. Cristian Ribera
  2. Nicolas Lima
  3. Robelson Lula

Sprint 1,2km – Standing 

  1. Emanuel dos Santos 

Short 5km – Standing 

  1. Emanuel dos Santos 

Middle 10km – Standing 

  1. Emanuel dos Santos

Aquecimento

No dia 18 de agosto, antes das competições começarem, os atletas também participaram de uma prova anual em Ushuaia – a Ushuaia Loppet e Marcha Blanca – que reúne mais de 500 atletas. A prova de 7,5km, disputada pelos brasileiros, foi uma preparação para os dias de competição válidos pelo campeonato.