De um lado, um brasileiro, da cidade de São Paulo. Do outro, um argentino, diretamente de Ushuaia. O primeiro teve seu primeiro contato com o esporte de inverno por meio do projeto social Ski na Rua e treinava no asfalto. O outro vive, praticamente pelo ano inteiro, rodeado de neve e subiu pelo primeira vez em um ski com apenas 3 anos de idade. Ambos, atletas olímpicos de Ski Cross Country. Estamos falando de Victor Santos e Matias Zuolaga.

Os atletas se conheceram em 2015 em uma competição em Ushuaia e, desde então, firmaram uma amizade que vai além da rivalidade nas pistas. Nos últimos anos, Victor e Matias combinaram treinos juntos, participaram de outras muitas competições e colaboram, mutuamente, no crescimento um do outro enquanto atletas. Exemplo disso, foi o “intercâmbio esportivo” que realizaram neste ano.

Intercâmbio Brasil x Argentina

A ideia veio de Matias, “eu pensei nesse intercâmbio e convidei o Victor para passar um tempo na minha casa em Ushuaia para possibilitar que ele tivesse mais tempo de contato com a neve”, explica o argentino. Durante três semanas, Victor Santos pode treinar com outros atletas da região e, de acordo com ele, “apesar do clima não ter favorecido tanto enquanto estive lá – estava chovendo muito -, eu consegui aprender muita coisa, uma experiência legal”. 

Além disso, Victor completa que “uma coisa que eu trouxe bastante de lá foi entender, com o Matias, que quando se está num treinamento forte, se entregar a todo momento. Não se preocupar com o próximo tiro ou o próximo treino e sempre dá o máximo de si”.

Depois dos dias de neve, foi a oportunidade de Matias viver um pouco mais do Brasil. O atleta argentino, como parte da sua preparação para a Terceira Etapa do Circuito de Rollerski, ficou por quase um mês em treinamento em terras brasileiras. Dessa vez, recebido pela família de Victor.

Questionado sobre as diferenças esportivas entre os países, Matias conclui: “Eu acredito que nós, por sermos argentinos, temos a neve disponível e isso é uma vantagem, claro, para a gente na modalidade. Mas o que os brasileiros fazem nos treinamentos de rollerski e o nível técnico do campeonato aqui é muito alto.”.

4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

A etapa final do Circuito ocorre em São Carlos, do dia 18 a 20 de novembro. Confira a programação completa:

17/11 – Treino Oficial
18/11 – Sprint (Provas FIS + Sub20 Fem + Sub16 Masc + Paralímpico)
19/11 = 10/5km (Interval Start, provas FIS) + Distance Paralímpico + Rollerski Cross (Sub20 Fem + Sub16 Masc)
20/11 = 10km C (Perseguição, Provas FIS)